Meetime Blog Logo
  • Home
  • Podcast
  • Materiais
  • Labs
  • Falar com Consultor
  • Blog
  • Home
  • Podcast
  • Labs
  • Materiais
  • Falar com consultor
Redes sociais
salesman always be closing
  • Newsletter

Esqueça o “Always be closing”

  • Por Diego Cordovez
  • 2 min
  • Publicado em 15 set, 2021.
  • Atualizado em 23 jun, 2022

Se você já está em Vendas há algum tempo, deve conhecer a cena que tornou essa frase famosa. No filme Glengarry Glen Ross, o personagem de Alec Baldwin usa essa expressão para pressionar o seu time a vender mais. Pressionar é pouco, intimidar mesmo, já que, naquele caso, o vendedor com o pior resultado seria demitido. Para o personagem, vendedor bom é aquele que está sempre fechando vendas. 

De modo geral, isso faz sentido, afinal essa é a métrica que dita o próprio salário dos vendedores. Por outro lado, no mesmo momento em que se fecha uma venda, se abre um relacionamento, em que sempre se espera ser duradouro. Mas, será que esse está sendo o foco ao adotar esse tipo de lema?

Pensar em “fechar” vendas pode te colocar instintivamente no modo “é só trazer o cliente que o jogo está ganho”. E isso não é verdade, pelo menos, não mais. Até há alguns anos atrás os pagamentos eram únicos e a voz do consumidor não tinha espaço nas mídias. 

Hoje, o cliente tem o poder de fazer ou finalizar uma marca através das redes sociais. E o modelo de negócios mais adotado é o de assinatura, com pagamentos recorrentes. Portanto, é necessário ser bem mais criterioso sobre quem trazer para dentro da sua base e sob que condições. 

Um cliente que vem de uma venda “forçada” não vai demorar muito para ir embora. E o desgaste que essa prática causa a sua marca é uma bola de neve que só vai aumentando e uma hora pode engolir a sua empresa. 

Como conciliar então a necessidade de bater a meta, ou seja a urgência que as vendas continuam tendo, com o padrão do consumidor atual? Qual mantra deveríamos adotar?

Um artigo Hubspot sugere esse aqui: “always be helping” ou “esteja sempre ajudando”. Não poderíamos concordar mais. 

Quando o seu objetivo maior é apenas fechar a venda, o seu foco está em você mesmo, no que você vai ganhar. Já quando você está querendo ajudar, o seu foco está nas necessidades do cliente. E, se você atende a uma necessidade, você fecha a venda. Vender se torna consequência. 

“As pessoas querem se sentir como se estivessem comprando e não como se alguém estivesse vendendo para elas” – Dale Carnegie

Em vez de pensar em fechar vendas, que tal focar em abrir relacionamentos?

Esse post foi lançado previamente na Newsletter semanal da Meetime. Você pode acessar a Categoria Newsletter para ver os posts já publicados. Quer receber insights de Inside Sales toda quinta-feira de manhã no seu e-mail? Inscreva-se abaixo:

 

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

  • Ver mais publicações de Diego Cordovez →

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Vendas
6 min

5 insights do Engage 2024

O Engage 2024 aconteceu em julho e foi uma imersão de dois dias, repleto de conteúdos sobre vendas B2B e...

Vendas
6 min

Gestão de leads: como encontrar (e eliminar) seu gargalo de leads?

A gestão de leads é o processo captar, qualificar, nutrir e converter leads em clientes. Em vendas, leads podem ser...

Nossos Podcasts

André Leite
Podcast
< 1

O universo das vendas B2C

Nos conteúdos da Meetime falamos constantemente sobre Vendas B2B. Mas hoje é dia de falar sobre Vendas B2C. Essas duas modalidades...

Foto de Diego Wagner
Podcast
2 min

Tendências de vendas em Inside Sales para 2018

2017 está chegando perigosamente rápido ao seu fim, e sua equipe de vendas já está pensando nas metas dos próximos...

Podcast
3 min

Estudo de Caso: triplicando a base de clientes usando Inside Sales

Estudos de Caso sobre vendas são o tipo de leitura que nós fazem acreditar ainda mais no que está escrito,...

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!

Logo Meetime Footer ícone Envelope contato@meetime.com.br
  • Categorias
    • Vendas
    • Marketing
    • Atendimento
    • Gestão de Equipe
    • Gestão Empresarial
    • Prospecção
    • Sales Engagement
  • Blog
    • Posts
    • Podcast
    • Labs
    • Materiais de estudo
  • Serviços
    • Falar com consultor
    • Certificação em Inside Sales
  • Redes Sociais

©2026 Meetime - Todos os Direitos Reservados

  • Termos e Políticas
  • Perguntas Frequentes
  • Mapa do Site
Design by: