Existem dois tipos de atletas: os regulares e aqueles de final de semana. O atleta regular é o cara que consegue treinar ao longo de toda a semana. Já o outro, o próprio nome já explica. É a pessoa que não arranja tempo durante a semana para o treino e tenta compensar no final de semana. O resultado costuma ser desastroso.
Os riscos de lesões físicas e cardiovasculares são muito maiores para esse atleta. O corpo precisa de rotina para ganhar força e amplitude dos movimentos. Pedir tudo isso de uma vez com intensidade, sem ter se condicionado antes, é uma receita para o azar.
Muitas vezes, em vendas, agimos como “vendedores de final de semana” também. Entramos em várias partidas toda semana, mas treinamos muito pouco, às vezes nada, em um mês inteiro.
E não ache que as interações com os clientes que você faz todo dia são treinamentos, não são. Isso aí já é bola rolando. Lógico que cada erro que você cometer também seguirá como um aprendizado, mas veja a que custo. Um erro no jogo pode custar o campeonato, um erro em uma call pode custar um cliente.
Mais do que isso, é muito difícil internalizar um aprendizado se você não para para analisar o que fez. Dessa forma, você vai errar muitas vezes, porque não vai saber replicar, ou até mesmo saber, o que você fez de certo.
Isso é péssimo para os negócios, mas ainda pior para a autoimagem do vendedor. Sem ter uma noção de evolução, a gente fica mais propenso a desmotivação e a uma baixa autoconfiança, duas características perigosas para um vendedor.
“A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação.” – Bernardinho
Um bom jogador treina para ser melhor. Um bom vendedor também.
Esse post foi lançado previamente na Newsletter semanal da Meetime. Você pode acessar a Categoria Newsletter para ver os posts já publicados. Quer receber insights de Inside Sales toda quinta-feira de manhã no seu e-mail? Inscreva-se abaixo:
Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.