Não existe nada mais crítico para um site de vendas online do que a experiência de navegação. Nada!
Nem seu mix de produtos, nem seu procedimento de entrega, etc. Seu cliente pode tolerar algumas falhas, como por exemplo um dia de atraso na entrega, mas se a navegação é ruim, você não está nem perto da venda, e ele provavelmente nunca mais vai retornar.
Portanto, saber como montar uma loja virtual é decisivo! Existem várias opções gratuitas para customizar a interface inicial de sites para vendas online.
Fizemos um “test-drive” nas 3 principais opções que auxiliam a construir seu site de vendas online e como criar o layout agilmente. Analisaremos todas elas pela experiência de navegação e facilidade de uso. Se houver observações pontuais, sinalizaremos caso a caso.
Vamos ao desafio:
Diferentes funcionalidades e maneiras de criar cada página, além de uma série de templates para sites de vendas. Confira nossas dicas.
Antes de começar, que tal ouvir nosso PosCast sobre o uso de mídias pagas para aumentar conversões em sites para vendas online?
1) Wix
A experiência do Wix é bem simples: você começa selecionando sua área de atuação e o template para site de vendas inicial desejado.
Há muitos modelos no site, direcionados por segmento de mercado. Por alguma afinidade com o autor deste post, selecionamos o tema inicial “Cervejaria”.
Veja algumas das telas:
A edição dos campos é muito simples e você pode alterar o tempo todo entre a visualização desktop e no visualização mobile (canto superior esquerdo da figura acima).
A barra superior tem boas funcionalidades para a visualização (grade, réguas e guias) e edição (salvar, pré-visualizar e publicar).
A variedade de templates é bem grande, de “Finanças e Jurídico” a “Brinquedos e Jogos”. Há templates para blogs, sites de vendas online, música, fotografia, etc.
O ponto negativo é que alguns deles já possuem um design mais antigo, como o modelo de “Consultoria de Sucesso” (abaixo).
É complicado decifrar a precificação do Wix. Quando escolhemos o tema “Cervejaria” havia uma informação: “Preço: ecommerce”. Cerca de 10 min depois descobrimos os valores dos planos nesta página.
Apesar deste último ponto, no conjunto o Wix é uma ótima ferramenta de edição para seu site de vendas online.
2) Webnode
Começamos a análise do Webnode justamente com o ponto onde o Wix não é claro com o usuário: a precificação.
Logo na home há uma seção que convida o usuário a conhecer os planos e preços.
O processo de criação da sua loja virtual é bem simples também, e dividido em 3 etapas, claramente identificados ao usuário.
Veja abaixo como criar sites para vendas é fácil:
O processo de seleção do template para sites de vendas (etapa 2) é bem menos intuitivo.
Há apenas 11 páginas de modelos, todos tratados da mesma forma: sem seções, ao contrário da primeira opção (Wix).
O terceiro passo é preencher os dados para o Registro. Não fica claro quais campos são obrigatórios, ou se são mesmo obrigatórios.
Quando optamos por não preencher nenhum dos outros campos, o site permitiu.
A tela de edição do site possui os comandos na barra superior. Perceba que os templates são menos variados em relação ao Wix, como mostramos anteriormente na etapa 2, e com um design de menor qualidade em relação ao primeiro (veja abaixo).
O Webnode se mostrou uma opção boa, porém mais simplificada e enxuta.
O plano e-commerce (sites para vendas online) adequado para empresas é mais barato (R$ 12,45 / mês) do que no Wix (R$ 21,08 / mês), embora este último tenha até mesmo planos de R$ 6,92 / mês.
3) Turbosite
A navegabilidade do Turbosite é a mais complicada entre os 3 analisados, dada a separação das funções (hospedagem de sites, construtor de sites, etc.).
No construtor de sites, vários dos recursos gratuitos nas opções anteriores (Wix e Webnode) são cobrados (Adicionar Favicon, Google Analytics, Cupom de Google Adwords, etc.).
O construtor de sites inicia com uma tela para a seleção do nível de conhecimento do usuário, sem explicação do que considera-se Iniciante, Intermediário ou Expert, nem o assunto em que se necessita conhecimento (veja abaixo).
A escolha dos templates também é uniforme e no plano gratuito há apenas 3 páginas de modelos (26 modelos), muito menos do que nas duas opções anteriores.
A relação custo-benefício do Turbosite é inferior aos dois primeiros apresentados, dadas a baixa quantidade de templates a serem escolhidos e as algumas funcionalidades cobradas no construtor de sites serem gratuitas no Wix e Webnode.
A melhor opção para seu site de vendas online
Veredito: dada a quantidade de templates para sites de vendas ou outros também, a facilidade de implantação, de edição, navegação amigável e preço, o Wix continua sendo a melhor opção.
Já dissemos em outro post sobre a importância da navegação para aumentar a taxa de conversão e-commerce e o carrinho de compras online dos seus clientes em um site para vendas online.
Com uma navegação fácil e um processo de check-out (pagamento) amigável você está muito próximo de realizar uma venda e superar a concorrência.
Entenda como alinhar as duas áreas e crescer mais