3 segredos de como fazer um podcast online

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  • Publicado em 13 jul, 2016.
  • Atualizado em 10 ago, 2020

3 de fevereiro de 2016… Essa foi a data de lançamento do Casts for Closers, o canal de Podcasts da Meetime, e até a data deste artigo (5 meses depois) muita coisa aconteceu. E de fato, se dissesse que tudo saiu como planejado não seria verdadeiro.

O que realmente aconteceu é que o retorno do nosso podcast empresarial foi muito melhor do que planejamos, e decidimos contar essa história num artigo sobre como fazer um podcast online.

O Casts for Closers foi a melhor surpresa do primeiro semestre de 2016, em todos os aspectos. 33 dias depois do primeiro episódio, fechamos a primeira venda Inbound creditada ao podcast.

12 dias depois, mais um cliente relatando a um de nossos vendedores que “estava viciado” e ouvia os episódios enquanto dirigia. Saber que seu conteúdo saiu da tela do computador e entrou na rotina do cliente é uma ótima notícia, certo?

Mesmo assim vi muitos olhares de ceticismo quando eu descrevia os resultados do podcast. A reação mais comum ainda é um “ah, é mesmo?”, desempolgado e frio. Os mitos são inúmeros e é natural que você desconfie de um canal assim, preferindo manter-se fiel à estratégia que vem dando certo (nós também resistimos).

Por isso a estrutura deste artigo para quem quer aprender como fazer um podcast online é a seguinte:

O que aprendemos com 70 milhões
de atividades de prospecção
  1. Mitos a respeito deste tipo de mídia
  2. Dicas para tirar mais resultado
  3. 3 passos para gravar e publicar seu primeiro episódio

Aproveita, eu abri toda a estratégia para que seu podcast empresarial tenha os mesmos resultados em vendas! Fique à vontade para deixar sua dúvida nos comentários também 🙂

Mitos, dicas e passo a passo de como fazer um podcast online:

Como fazer um podcast online

A) Mitos de como fazer um podcast

A.1) Recursos são caros…

Esse é um dos mitos mais divertidos: se você conhecer os recursos com os quais gravamos os episódios do Casts for Closers vai se surpreender. O gravador é o nativo de um iPhone (modelo 4S) e a qualidade fica impressionante.

As primeiras 3 horas de áudio hospedadas no SoundCloud (onde o Casts for Closers é armazenado) são grátis. Mesmo após as 3h, os planos são entre USD 7 e USD 15 por mês.

Como fazer um podcast online

Planos do SoundCloud (Pro e Pro Unlimited)

O editor de áudios que usamos é um programa chamado Audacity (adivinha: gratuito!). Nas chamadas à distância você pode usar o Skype ou Google Hangouts (sem fones de ouvido) e gravar a saída de som do computador. Tudo isso numa sala de reunião ou ambiente fechado que você já tenha acesso.

A.2) … eu preciso de uma grande audiência

Não, você não precisa. O podcast é um canal ótimo para construção de autoridade de conteúdo, mas também alavanca seu público. Você pode usar seu próprio blog para captar assinantes do canal e reter o tráfego que poderia sair dele.

Uma das ações que potencializou o alcance de nossos podcasts foi colocá-lo no banner esquerdo do blog. Isso deu visibilidade e acelerou o número de assinantes. Veja na figura abaixo como fazemos isso.

Como fazer um podcast online

A.3) … leva muito tempo para fazer um episódio

O tempo de produção de um podcast chega a ser 3x menor do que um artigo do blog da Meetime. Em média, levamos 12 a 15h para terminar um post do início ao fim (pesquisa, escolha da linha mestre, confecção, diagramação e publicação).

Em média de 3 a 4h definimos o escopo do bate-papo, gravamos e editamos o episódio.

Para que você tenha noção do tamanho deste mito veja mais este exemplo: até o início deste ano meu sócio ainda ajudava na produção de conteúdos para o Marketing da Meetime, realidade muito comum em times enxutos.

Com o aumento de funções como CEO, meu acordo com ele foi: “Diego, sempre que não houver um entrevistado na semana você grava um podcast comigo e eu faço a transcrição para o blog, transformando num post, ok?” O resultado? Nas palavras dele: “óbvio que sim!”

A.4) … e, no final, não traz resultado!

Perceba que comecei o artigo te informando que a primeira venda onde o cliente mencionou o podcast aconteceu com 33 dias depois de publicado o primeiro episódio. 33 dias! 12 dias depois, mais um cliente citou o podcast como uma das principais fontes de informação para ele. Portanto, os resultados vêm sim e não demoram!

Coloquei abaixo nossos principais aprendizados ao longo destes 5 meses, para que seus próprios resultados venham ainda mais cedo. Sem mais demoras, vamos para nossas dicas de como fazer um podcast online ser utilizado melhor em seu negócio.

B) Dica de como fazer um podcast nascente

B.1) Traga Experts externos!

Como fazer um podcast online

First things first: essa é a melhor dica que poderíamos dar a qualquer podcast iniciante como o nosso. Se sua audiência ainda vai crescer do zero essa é a receita mais rápida: convide experts conhecidos e respeitados do seu ramo, faça perguntas inteligentes e publique o episódio.

Não tem como fazer um podcast online sem convidar experts? Tem, mas dasta forma, logo você vai ser respeitado e seus próprios episódios (sem convidados) serão tão ouvidos quanto suas entrevistas.

Esse fenômeno de transferência de autoridade é muito conhecido há anos e é totalmente aplicável a um podcast empresarial. Se você conhece nossa newsletter sabe que esse é nosso DNA. Recomendamos ótimos conteúdos externos, não importa a fonte. Nada mais justo do que sua audiência receber conteúdo rico e relevante pela sua empresa.

Além disso, peça para que seu entrevistado divulgue o episódio. Dessa forma você estimula que ele ecoe o assunto sobre o qual acabaram de conversar e propague sua mensagem mais longe ainda. É também uma excelente forma extra de conquistar uma nova audiência ainda não explorada.

Dica adicional: seja extremamente atrevido e mire altíssimo. Quanto de esforço você imagina que despendemos para trazer um expert como Mark Roberge, autor de um best-seller internacional? UM E-MAIL! Você nunca sabe quantos deles vão de fato aceitar (ou sequer responder) até que tente. Traga experts sempre que possível para seu podcast empresarial, pois a chance de dar certo é muito maior do que você imagina. A propósito, o episódio com o Mark pode ser conferido abaixo:

Para que você entenda o quão a sério levamos os convites aos experts veja abaixo a lista de todos os episódios que publicamos até agora e note a proporção de entrevistas para podcasts próprios.

B.2) Divulgue seu podcast empresarial na newsletter

Como fazer um podcast online

Tão importante quanto saber como fazer um podcast e ter um ótimo conteúdo produzido, é fazer com que sua audiência atual saiba da existência. Seu podcast também é produzido para ela, e nada mais coerente do que ela saber de cada episódio novo lançado.

Esse é o principal (e mais natural) caminho de crescimento da audiência do podcast no início. Logo você começará a ser recomendado em outros blogs e ganhará novos ouvintes. O mais importante é que sua audiência atual saiba e consiga recomendá-lo com facilidade. Mas de início, explore sempre quem já assina seu conteúdo e espalhe a notícia.

B.3) Transcreva o conteúdo e leve seu público para o blog

A principal vantagem de transcrever o conteúdo é que ele pode ser ranqueado e encontrado mais facilmente pelo Google, o que seria muito mais difícil caso você somente deixasse seu episódio no canal. Num blog bem otimizado para os buscadores é muito mais provável que o visitante encontre seu conteúdo.

Para episódios em inglês, o blog é o local ideal para você traduzi-los. Lá você poderá referenciar os posts, livros e materiais para download que encontrar, além de organizar de forma limpa e visual os elementos.

Estatisticamente, é muito provável que a maioria dos seus leitores não tenha fluência num segundo idioma para acompanhar um podcast sem sequer uma transcrição (original) ou tradução para o português.

A última vantagem é que você pode fazer resumos e despertar a curiosidade do ouvinte, possibilitando que ele tenha uma prévia do que vai ouvir. Sua missão é despertar o interesse nesse resumo e aumentar as chances do episódio ser reproduzido. Ao final deste resumo você deixa uma oferta de conteúdo para a conversão.

Parece Inbound Marketing básico, mas muitos podcasts negligenciam estes aspectos. Uma vez que o conjunto de ouvintes do seu canal de podcasts não é um recurso da sua empresa (da mesma forma que as curtidas na sua Fan Page) você precisa engajá-la com os conteúdos, e ao final, colher os contatos nos campos de cadastro em newsletter, banners de ofertas, etc.

Repare neste artigo um resumo de PodCast que publicamos no blog.

B.4) Esteja nos principais veículos como iTunes e Google Play

A facilidade de estar num canal como o SoundCloud é que ele fornece de maneira muito simples um endereço de feed RSS. Assim, somente com esse link, você pode estar em locais como a iTunes Store (iOS) ou qualquer aplicativo de reprodução de Podcasts da Google Play, como o Podcast Addict por exemplo.

Estes mecanismos também informarão sua audiência de que há um episódio novo, e dessa forma você poderá reter mais facilmente seu público.

C) Implementação de um podcast empresarial

C.1) Chamadas

Em quase todos os blogs especializados em Podcasts a recomendação é que se use programas gratuitos como Skype, Google Hangouts ou Appear.in para fazer as chamadas. Eles conseguem entregar uma qualidade de chamada clara o suficiente para um bom gravador captar o áudio e você conseguir realizar a entrevista.

Há outro software chamado zoom.us que permite gravar a reunião e a disponibiliza para download. É uma alternativa também interessante, com recursos mais avançados na versão paga.

C.2) Gravação e Edição dos áudios

Não tem como fazer um podcast online sem gravar, é claro! Uma alternativa grátis e muito simples de operar é o programa Audacity.

Ele é capaz de captar o áudio do autofalante e microfone para a gravação do episódio, ou também de editar um áudio já pronto (diversos formatos) para a gravação final. Além disso é muito simples inserir uma trilha sonora de fundo. Com poucos botões você é capaz de editar um áudio em pouco tempo e disponibiliza-lo em MP3, para fazer o upload.

Como fazer um podcast online

C.3) Hospedagem dos áudios

O primeiro passo para armazenar seus áudios é encontrar uma maneira fácil e rápida de hospedá-la na nuvem. Li muito a respeito antes de começarmos o Casts for Closers e a maneira mais simples que encontrei foi abrirmos uma conta no SoundCloud e começarmos os testes. Em nenhum momento até hoje foi necessário movimentar um desenvolvedor da Meetime para implantação do Casts for Closers, o que mostra a facilidade do serviço!

Como fazer um podcast online

Reforçando o início deste artigo, o SoundCloud é gratuito pelas primeiras 3 horas de postagem, e até lá você conseguirá ver o quão fácil é subir um episódio online. Sem contar o RSS fornecido de maneira muito prática para que seus episódios estejam disponíveis em qualquer lugar.

Por último, escolha uma identidade visual interessante e mãos à obra! Seu podcast empresarial pode crescer tão rápido quanto você invista tempo e energia nele. A vantagem sobre o vídeo é que seu cliente pode baixa-lo muito mais rapidamente, e carrega-lo num dispositivo móvel (celular ou tablet) fica muito fácil! Seu conteúdo sai do computador e entra na rotina do cliente, aumentando as chances da venda acontecer 🙂

Agora que você já sabe como fazer um podcast online, não perca mai tempo e produza o sue, para gear mais vendas!

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Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

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