Dimensionando uma operação de prospecção em vendas

Inside Sales, como aprendemos com Mark Roberge, é um jogo de números. Isso significa que a área comercial deve estar sempre atenta às quantidades de leads gerados, atividades realizadas, reuniões agendadas… O acompanhamento desses e outros números é que trará os resultados que a sua empresa precisa para crescer.
Vamos aprofundar a análise sobre qual é a quantidade, e também o tipo, de atividades que um vendedor realiza para gerar as oportunidades de negócios necessárias para o crescimento da empresa. Portanto, o foco desse post é a rotina de atividades dos membros da equipe comercial.
Para escrever esse artigo foram analisados mais de 130 mil leads e 660 mil atividades de prospecção.
A partir do acompanhamento da rotina de atividades executadas pela equipe comercial será possível medir o potencial de sucesso da sua operação de Inside Sales. 😉

Atividades realizadas com leads ganhos e perdidos

gráfico de atividades média por leads ganhos e perdidos

Para começar a entender a rotina de prospecção, analisamos a quantidade média de atividades realizadas com cada lead ganho e perdido.

O gráfico mostra que, em média, são realizadas 4 atividades com cada lead ganho. Isso NÃO significa de forma alguma que devem ser realizadas apenas 4 atividades com cada lead. Esse número apenas informa o número médio de atividades necessário para transformar um lead em uma oportunidade de negócio.
A comparação do número médio de atividades para ganhar (4) com a média para perder um lead (5) mostra que há um esforço 25% maior com os leads que são perdidos na prospecção. Esse dado é esperado, pois a maioria das cadências possuem 6 atividades ou mais. Logo, ao percorrer a cadência para decretar que o lead foi perdido, a média é naturalmente maior. O que traz a média para baixo é o lead responder negativamente à cadência logo nos primeiros contatos.
Nesse estudo mostramos que o esforço na prospecção é maximizado com 8 ligações e 4 e-mails em uma cadência. Nem todos os tickets médios permitem 12 contatos com cada lead, pois a operação se tornaria cara para quem vende abaixo de R$ 300 por mês por exemplo, mas esse é um bom patamar de balizamento.

Quais atividades são realizadas para ganhar um lead?

gráfico de tipos de atividades média por leads ganhos
gráfico de tipos de atividades média por leads perdidos

Sabemos agora que, com os leads ganhos, são realizadas em média 4 atividades de prospecção. O gráfico a seguir apresenta quais são essas atividades:

As ocorrências dos tipos de atividades realizadas com cada lead ganho é um dado estatístico. Essa não é a estrutura ideal de uma cadência! 
Para entender boas práticas das cadências consulte esse post. 😉
A importância desse dado está em notar a predominância das ligações. A maior ocorrência de ligações é justificada por se tratar de uma atividade agressiva e direta. Ao mesmo tempo, a ligação busca obter contato com lead e já levar adiante o processo de venda.
Não é por outro motivo que é uma ligação a atividade extra quando olhamos para a distribuição dos tipos de atividades realizadas com cada lead perdido.

Como já vimos são realizadas 5 atividades, em média, para cada lead perdido. Nesse caso, as ligações compõem 60% do total de atividades. Esse número confirma a importância das ligações na busca por obter contato e converter o lead.
O contato via rede social, social point, é também uma atividade realizada em cadências. No entanto, ainda possui baixa representatividade nos dados quando comparada às ligações, e-mails e pesquisas.

Dimensionando a rotina de atividades da equipe comercial

gráfico de porcentagem de leads ganhos e perdidos
gráfico de proporção de atividades nas cadências

Os dados analisados também forneceram uma taxa leads ganhos em torno de 20% do total de leads.

Temos então que, para cada lead ganho, 4 são perdidos. Para ganhar um lead, portanto, são trabalhados 5 leads no total.
Já sabemos também que, na média, cada lead ganho foi trabalhado por 4 atividades, enquanto cada lead perdido foi feito por 5 atividades de prospecção.
Cada lead ganho exigirá, portanto, a realização de 24 atividades. Dessas 24, 20 (4 leads x 5 atividades) serão realizadas com leads que serão perdidos e outras 4  (1 lead x 4 atividades) com leads ganhos.
Nesse cenário, uma empresa que precisa gerar 50 oportunidades de negócio em um mês, por exemplo, precisará trabalhar 250 leads e realizar, no mínimo, 1200 atividades nesse mês!
Segundo nossos dados, esse volume de atividades irá seguir a seguinte distribuição:

Essa é uma conta simples e que pode dar uma dimensão geral do esforço necessário para gerar as oportunidades que o seu negócio precisa.
Não há dúvida de que cada empresa deve dimensionar apropriadamente a rotina de atividades do seu setor comercial. Cada empresa deve considerar as suas próprias taxas de conversão, geração de leads, ticket médio e ciclo da venda, além do próprio tamanho da equipe comercial, para dimensionar com precisão as atividades da sua equipe de vendas. 😉

Resumindo

A análise de mais de 130 mil leads e 660 mil atividades de prospecção do banco de dados da Meetime mostrou que são realizadas, em média, 4 atividades de prospecção para ganhar um lead. Dentre essas atividades constam 2 ligações, 1 pesquisa e 1 e-mail. Lembrando novamente que se tratam de números médios e outras composições de atividades podem funcionar da mesma forma.
Tratando de leads perdidos, foram realizadas 5 atividades de prospecção, com a adição de uma ligação, em relação às 4 atividades realizadas com leads ganhos. Ainda há margem para aumentar o número de atividades por lead. Assim será possível garantir que cada um dos leads gerados pela sua empresa será trabalhado ao máximo e nenhuma boa oportunidade de negócio será desperdiçada. 😉
O dimensionamento de uma operação de prospecção em vendas, para gerar as oportunidades de negócio necessárias, deve considerar a taxa de conversão dos leads, a quantidade média de atividades realizadas com leads ganhos e perdidos e a quantidade de leads gerados.
No exemplo que demos anteriormente e com os números que apresentamos, uma empresa que precisa gerar 50 oportunidades de negócio em um mês, por exemplo, precisará trabalhar 250 leads e realizar 1200 atividades nesse mês.
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