O que é gestão estratégica: os 4 pontos fundamentais

O que é gestão estratégica

Para começo de conversa, você sabe o que é gestão estratégica?

Gestão estratégica é o conjunto de práticas e objetivos definidos pelos principais gestores de uma empresa, levando em consideração os ambientes interno e externo da companhia. Além de determinar os principais objetivos de uma organização em determinado período de tempo, os executivos também são responsáveis por definir como esses objetivos serão alcançados e alocar recursos para que as metas se concretizem.

Grandes empresas já estão acostumadas com um trabalho de gestão estratégica (embora você ficaria surpreso em saber o número de empresas multimilionárias que negligenciam totalmente esse processo).

O que muitos não sabem é que pequenas empresas podem se beneficiar das melhores práticas de gestão estratégica para turbinar seu crescimento, e podem fazer isso sem grandes orçamentos para gastar em um planejamento estratégico.

Listamos abaixo 4 dicas que podem auxiliar sua companhia a entender melhor o que é gestão estratégica e implantar esses conceitos para crescer de maneira controlada e sustentável.

O que é gestão estratégica e como aplicar para ter grandes resultados

1) Grandes resultados demandam grandes projetos

“Insanidade é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”

Albert Einstein era um gênio. De nada adianta você criar grandes expectativas para o crescimento do seu faturamento no ano, se não criou projetos e ações que podem transformar essas expectativas em crescimento tangível.

Digamos que você tenha uma padaria e que há muitos anos o faturamento anual dela gire em torno de R$ 240 mil. Nem em sonho você irá alcançar um faturamento de R$ 400 mil sem modificar radicalmente sua operação. O que pode-se fazer, por exemplo, é investir em um projeto de pães e doces sem glúten, atraindo assim novos tipos de clientes.

Outra possível ação seria aumentar o ticket médio dos clientes atuais, criando uma nova seção na padaria com porções de comida caseira feitas no mesmo dia. Esse podcast fala mais da importância e de como aumentar o ticket médio:

Esses exemplos demonstram uma realidade: grandes projetos podem gerar grandes resultados. Isso nem sempre é verdade, porque existe o risco de projetos não darem certo. Porém, são riscos que você deve correr para alavancar um negócio através da gestão estratégica dele.

2) Grandes projetos demandam execução (e controle) de alto nível

olho the inside sales showGrandes projetos levam tempo para serem implementados e gerarem resultados. Por isso é interessante definir uma série de marcos para o projeto ao longo de sua implantação. Dessa forma, é possível verificar a probabilidade dele gerar o resultado esperado, ou em caso negativo, cancelar o projeto antes que mais recursos sejam consumidos.

O tamanho e periodicidade do ciclo de feedbacks varia de projeto para projeto. Para pequenas empresas, onde ações tendem a ser sentidas no curto prazo, uma periodicidade mensal de feedbacks sobre um novo projeto está de bom tamanho.

O importante é não deixar de avaliar se os recursos investidos em um novo projeto (ou menos em atividades da empresa já ativas) estão trazendo o resultado esperado.

3) Execução de alto nível é consequência de um planejamento estratégico eficiente

Onde queremos chegar? E quando queremos chegar lá? Com essas duas respostas em mãos já é possível traçar uma projeção de crescimento mês a mês, que irá permitir que você acompanhe o crescimento da sua empresa ou de um projeto específico.

Não se esqueça: projeções de crescimento devem ser construídas com base nos projetos e investimentos que serão feitos em um período de tempo. Não adianta esperar em crescimento de 200% em um ano caso você não faça nada de diferente para alcançar esse objetivo.

“É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las.”

Bernardinho, um profissional que, com certeza, sabe o que é gestão estratégica.

4) Leitura recomendada

Para que você compreenda definitivamente o que é gestão estratégica, precisamos falar de gestão estratégica sem falar de Michael Porter. O guru americano de estratégia competitiva criou o modelo de análise de 5 forças que até hoje serve como base para análise de mercado de muitas empresas.

Por isso, recomendamos dois de seus livros que, embora já publicados há muitos anos, continuam sendo leitura obrigatória em se tratando de gestão estratégica: Estratégia Competitiva e Vantagem Competitiva.

Quer melhorar o treinamento dos seus vendedores?

Resumo
Gestão estratégica para grandes projetos: como executar e controlar
Título do Post
Gestão estratégica para grandes projetos: como executar e controlar
Descrição
A gestão estratégica de grandes projetos é uma das principais dificuldades de qualquer gestor. Aprenda como executar e controlar com eficiência
Autor

Você pode gostar também de...