O Medo é uma característica inata do ser humano. Todo mundo sente medo. Isso faz parte da evolução e está conectado com o nosso instinto de sobrevivência. O medo é um aviso, um alerta de que o que estamos prestes a fazer pode ser danoso.
Eu disse que “pode ser”, não existe uma certeza aí. Todo medo cabe uma interpretação. Caso contrário, ficaríamos sempre paralisados frente a uma situação nova.
Diante de todo o medo cabe a pergunta: faz sentido ou não?
Estar em uma rua escura, sozinho, em uma zona perigosa, ouvir um barulho de moto e sentir medo, faz sentido. Eu acataria esse alerta. Rs! Porque “fracassar” aqui pode significar uma violência.
Agora, esse mesmo medo pode surgir em outros momentos em que as consequências não são tão drásticas. O instinto de sobrevivência vai apitar, só que, você já sabe que vai sobreviver. Por exemplo, ao ter que fazer uma pergunta difícil em uma call.
Fugimos dessas situações porque elas podem ser desconfortáveis. Sentimos medo porque não sabemos o resultado que pode vir em seguida. Mas, nesse caso, o alerta precisa ser bem interpretado.
Você conhece bem o seu produto?
Você treinou quanto às principais objeções?
Então, você possui o necessário para enfrentar a situação e pode ultrapassar esse medo.
Isso não significa que tudo vai dar certo, pode dar errado. Mas, se você estiver com a mente no lugar certo, isso significa que verá isso como aprendizado e não como fracasso.
Faça a pergunta que você tem medo da resposta.
Esse post foi lançado previamente na Newsletter semanal da Meetime. Você pode acessar a Categoria Newsletter para ver os posts já publicados. Quer receber insights de Inside Sales toda quinta-feira de manhã no seu e-mail? Inscreva-se abaixo:
Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.