casts for closers #1

As 3 Modalidades de Vendas para um SaaS

Convidado: Diego Wagner
  • 17min
  • 6 fevereiro 2016

Recentemente escrevemos um artigo sobre as 3 modalidade de vendas para SaaS e decidimos lançar um episódio do Casts for Closers, explicando e detalhando cada uma destas principais modalidades de vendas.
Aproveita!

EPISÓDIO #1 – MODALIDADES DE VENDAS PARA SAAS

Neste episódio conversamos sobre:

  • 3 modalidades de vendas mais comuns num SaaS
  • As duas variáveis para se determinar uma modalidade de vendas para SaaS:
  • Preço (eixo Y)
    • Preço tem relação direta com o risco percebido (quanto maior o preço, maior o risco percebido)
    • O próprio mercado baliza o quanto as soluções podem cobrar
  • Complexidade (eixo X)
    • Complexidade do cliente perceber valor para o cliente
  • Dica:
    • A complexidade, é muitas vezes, inerente ao negócio, independente das boas práticas de onboarding e experience
  • Modalidade 1 – Self-service
    • Adequado produtos com baixa complexidade, e custo baixo
    • Risco percebido é muito baixo
    • Tipo 1: empresas que tem sucesso no self-service
      • Normalmente usam o modelo self-service – foco em converter os modelos free-trial em clientes pagantes
      • Operação comercial muito enxuta – abordam leads que tem potencial para ser cliente mas não converteram
    • Tipo 2: empresas que não tem sucesso
      • Complexidade um pouco mais alta, não conseguem fazer um bom user onboarding
      • Preço é mais alto (em torno de R$ 300) e a empresa não está disposta a conversar com representante comercial
  • Modalidade 2: Transacional
    • Equipe de Inside Sales focada em converter os leads em clientes
    • Preço um pouco maior, mas a complexidade não é alta
    • O foco dessa modalidade é processo de vendas:
    • Começar o time de vendas pelo fundador e fazer a transição em vendas
    • Usar tecnologia para fazer Inside Sales
    • Vendedor usa ferramentas que melhoram a conversa com clientes e fecham mais vendas
  • Modalidade 3: Enterprise (key accounts)
    • Desafio: controlar o custo de aquisição de cliente
    • Empresa envia um vendedor para visitar o cliente
    • Dica: Inside Sales faz uma ligação de descoberta / demo como pré-qualificação antes de visitar
  • Dicas finais
    • Planejar desde o início a modalidade de vendas da tua empresa
    • Ter esse norte já planejado

Tenha maior controle sobre sua performance em vendas

metas e previsao de vendas

Conheça o convidado:

Diego Wagner CEO na Meetime

Sobre o podcast

PodCast #1 da Meetime, sobre Modalidades de Vendas para SaaS.

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