Há uma regra não escrita de que as mulheres precisam apoiar outras mulheres no trabalho. Inúmeros artigos estão detalhando como devemos ser campeãs, incentivadoras e referências umas das outras. Alguns chegaram a dizer que alcançar direitos iguais começa tratando uns aos outros como iguais. As ideias de como receber salário igual, tratamento igual e status igual aos de nossos colegas homens estiveram nas mentes de milhões de mulheres por décadas e continuam sendo temas importantes até hoje.
Não há dúvida de que quando as mulheres se apoiam, coisas magníficas acontecem. As mulheres que edificam, apoiam e celebram outras mulheres em vez de tentar derrubá-las criam um local de trabalho mais saudável para homens e mulheres.
Se esse é o caso e a evidência sustenta essa posição, por que tantas mulheres em vendas estão lutando para fazer o que sabem ser certo?
Para começar, é uma questão cultural. A típica cultura de vendas “Cada um por si” quer dizer que você deve olhar para si mesmo e certificar-se de que tudo o que você faz gira em torno de alcançar sua cota. Afinal, a sua verificação de comissão é provavelmente baseada no seu desempenho e não nas equipes. Você conhece o ditado: “Não há eu na EQUIPE, mas existe na COMISSÃO”.
O espírito de competição nas vendas é tão antigo quanto a própria profissão. As empresas contam com esse ambiente competitivo para motivar suas equipes de vendas a atingir e superar suas metas. Embora não haja nada de errado em competir contra seus colegas de equipe, muitas profissionais de vendas se perguntam: “Como devo competir com minha colega vendedora e tê-la de volta ao mesmo tempo?
Como colaboradores individuais, a cultura típica de vendas nos incentiva a nos concentrarmos em nossos objetivos; entretanto, essa não é a mensagem cultural que as mulheres recebem dos homens como provedores, protetores e fixadores. Os homens devem cuidar de si mesmos para que possam cuidar de suas famílias. Por outro lado, a sociedade vê as mulheres como cuidadoras e cuidadoras de outras. As pessoas tendem a rotular profissionais de vendas competitivas de mulheres como “agressivas”, “vorazes”, mandonas e (que o céu proíba), uma “b * tch feroz”. Incentivar as mulheres a prosperar em um ambiente altamente competitivo vai contra tudo que a história nos ensinou e como a sociedade quer nos ver.
Você pode estar familiarizado com a famosa citação de Madeline Albright de 2006 – “Há um lugar especial no inferno para mulheres que não ajudam outras mulheres.” Algumas tentam culpar as mulheres por ajudar outras mulheres, apesar de uma cultura que faz de tudo para nos colocar umas contra as outras. Essa desconexão é preocupante, desgastante e confusa. Você já ouviu falar de homens sendo pressionados a ajudar outros homens da mesma maneira que as mulheres são encorajadas a ajudar outras mulheres? Alguém já ouviu dizer que “há um lugar especial no inferno para homens que não ajudam outros homens?”
Então… qual é a resposta? Como as mulheres nas vendas podem apoiar umas às outras, apesar de uma cultura que promove algo drasticamente diferente? Aqui estão seis maneiras pelas quais você pode fazer a diferença:
Como apoiar suas companheiras nas vendas
# 1 – Nenhuma piadinha é permitida.
Muitas vezes, os representantes de vendas veteranos colocam novatos em rituais de iniciação frívolos porque foram submetidos ao mesmo comportamento. Como resultado, algumas mulheres adotam um “eu tive que descobrir isso, então elas também podem” ou “eu era a única mulher na equipe quando eu comecei, e ninguém me ajudou…”. Seja qual for o motivo, usar essa abordagem na tentativa de “escolarizar” um novo representante serve apenas para aumentar o ódio e a ansiedade. Vamos parar o trote e tentar adicionar alguma gentileza.
# 2 – Um punho fechado não pode receber.
Quando você mantém seu conhecimento, tempo e recursos, você impede que o Universo lhe dê mais. Ninguém está pedindo para você revelar os segredos para o seu sucesso, no entanto, tente pensar em maneiras de compartilhar um pouco de si mesmo para ajudar uma mulher que precisa de orientação. Por exemplo, acompanhar suas visitas de vendas e ajudá-la a identificar oportunidades de melhoria pode melhorar drasticamente sua curva de aprendizado.
# 3 – Brilhar uma luz em outra pessoa faz a sua luz brilhar mais forte.
A tendência natural é acreditar que, se elogiarmos outro, de alguma forma, os outros deixarão de ver nosso brilho. Nada poderia estar mais longe da verdade. Quando você é livre e gracioso com seus elogios e qualidades, os outros o veem em uma luz positiva e como alguém que é confiante em si mesma. Afinal de contas, apenas pessoas inseguras temem que os holofotes brilhem a partir delas por medo de que os outros não vejam o seu valor.
# 4 – Eles imprimem dinheiro novo todos os dias.
Em um ambiente de vendas altamente competitivo, deve-se adotar uma mentalidade de escassez. Quando chegamos de um lugar de escassez – ou de um tipo de comportamento “eu tenho que ter o meu antes de qualquer outra pessoa” – operamos com medo, e esse medo leva ao desespero e a um sentimento de falta. A realidade é que, a menos que sua empresa tenha 100% de participação de mercado, há prospects e clientes suficientes (e muito dinheiro) para serem distribuídos. Mulheres de sucesso em vendas sabem disso, então lembre-se disso sempre que for tentada a sentir o contrário.
# 5 – A melhor medida do seu sucesso é pelo número de pessoas que você ajuda a alcançar o delas.
Qualquer um pode realizar grandes feitos, mas aqueles que tomam o tempo para ajudar os outros a realizar seus sonhos e ficar de cabeça e ombros acima do resto. Ao progredir em sua carreira de vendas, esteja disposto a fazer uma nova representação feminina sob sua asa e orientá-la. Não vai te machucar de jeito nenhum. Vocês duas se beneficiarão do relacionamento. Ela ganhará orientação valiosa e você se sentirá fantástica sabendo que está devolvendo o que teve a sorte de receber. RELACIONADOS: Confira 35 vendedoras do Sales Hacker ajudando outras vendedoras
# 6 – Seja fiel a si mesma.
As vendas podem ser uma profissão cruel, mas não precisa ser algo cruel para as mulheres. Você pode decidir como deseja ter sucesso – você tem o direito de ser uma campeã, encorajadora e uma referência. Que marca você quer deixar no mundo? Qual legado você quer deixar para trás? O que você quer que os outros falem sobre você muito depois de você ter saído de sua função atual? As respostas a estas perguntas revelarão sua voz autêntica e permitirão que você viva autenticamente e com um propósito.
Sim, as vendas são uma profissão altamente competitiva e podem ser cruéis. Como mulheres emocionalmente maduras nas vendas, temos o poder de mudar essa realidade para nós mesmas, nossas empresas e outras mulheres aspirantes a ser profissionais nas vendas. Cabe a nós ser a mudança que desejamos ver no mundo.
Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.