casts for closers #188
Executando e Profissionalizando a estratégia de Sales Enablement
Convidado: Eduardo Schroeder- 31min
- 23 junho 2022
Está no ar mais um episódio do Casts for Closers, o podcast da Meetime. Hoje conversamos com Eduardo Schroeder Vieira, Engenheiro de formação e Head of Revenue Enablement na Pipefy. Entre os temas do bate-papo estão:
Abaixo, você pode acompanhar o episódio completo no Youtube ou Spotify, e o blogpost com os principais insights do Eduardo Vieira durante o episódio.
Para Eduardo, tudo vai depender do que você está vendendo. Quando se fala em B2B SaaS selling, que é o caso da Pipefy, a venda bem sucedida e otimizada não depende apenas de alinhamento entre marketing e vendas. Existem várias ilhas de shared services que apoiam a geração de receita.
Pensando em uma estratégia de Land & Expand, o foco não pode estar apenas na aquisição de novos clientes. Hoje a maior parte da receita da empresa, inclusive, vem do crescimento da base.
Assim como a Bárbara Tapxure trouxe no nosso episódio #139 sobre o mesmo tema, ele também deixa como dica o livro The Sales Enablement Playbook de Cory Bray para entender e aprofundar melhor no que é, de fato, o conceito de Sales Enablement.
Para isso, cita uma frase interessante que resume o termo em: “o conceito de estender um mindset de foco no cliente a todas áreas da organização”.
Sabemos que, na realidade, a jornada do cliente é uma experiência de educação sobre o problema, seleção e implantação das ferramentas e, por fim, a expansão. Por ser muito mais ampla, não podemos focar apenas no time de vendas e aquisição de clientes.
Sendo assim, a área de Sales Enablement entra justamente com o GTM readiness, ou seja, prepara a estratégia como um todo. É sobre conectar um ecossistema de áreas cross-colaborativas para entregar uma experiência conectada ao cliente.
Por esse motivo, é extremamente importante e estratégico para empresas que querem ter uma válvula entre times e serviços compartilhados para apoiar todas as áreas de geração de receita.
Para exemplificar de forma mais prática, Eduardo conta um pouco sobre como foi a sua experiência de lançar a estratégia de Enablement dentro da Pipefy. Acima de tudo, ele pensou como poderia impactar mais de seis diferentes canais de receita e mais de 150 vendedores ali dentro.
Na época, a empresa ainda estava se ajustando ao home office devido ao início da pandemia, então ele sabia que precisaria trabalhar de uma maneira priorizada. A partir disso, resolveu inverter a lógica do People-Process-Technology e focou diretamente na tecnologia.
Através de todos os insights que foi colhendo no processo com os diferentes times, ele criou o que chama de “Tríplice Coroa de Tecnologia de Enablement” que une conhecimento, aprendizado e coaching por meio de plataformas e ferramentas que conectam melhor as pessoas e as áreas.
Apesar de ainda estar no processo que é de constantes descobertas, Eduardo conta alguns pontos que fizeram diferença na sua jornada:
Além disso, deve-se pensar continuamente em como ser uma válvula entre os times que apoiam a estratégia de GTM e os times de receita. Para isso, é preciso saber dizer não, guiar as equipes, dar voz às vendas, entender se as propostas são factíveis, saber vender as mudanças necessárias e defender interesses para poder gerar mais receita.
Para finalizar, sempre gostamos de abordar também o lado oposto da moeda, porque aprender com os erros dos outros é muito estratégico para poupar nossos próprios erros. Então Eduardo também compartilha com a gente alguns equívocos pessoais e outros que ele vê com muita frequência no início pra te deixar atento na sua hora de começar.
E esse foi o nosso Casts for Closers com o Eduardo Schroeder. Se curtiu, não deixe de nos seguir na sua plataforma de áudio favorita e recomendar para os seus amigos que precisam dessas dicas.
Nos vemos no próximo!
🎙Seu podcast pra dominar Inside Sales e colocar suas metas no bolso!
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