Na news da semana faremos um zoom in nos leads ganhos para responder: quais atividades são responsáveis pelo maior percentual de leads convertidos na prospecção?
Para responder essa pergunta analisamos 195.568 leads ganhos, segmentados em inbound ativo, inbound passivo e outbound. Consideramos apenas atividades que envolvem comunicação (ligações, e-mails e social points), desconsiderando leads ganhos depois de uma pesquisa.
Nota: esse artigo não tem como objetivo responder qual tipo de atividade é mais eficiente, já que para isso seria necessário considerar outras variáveis como número total de atividades, leads abordados, tempo para realizar uma atividade, etc.
O gráfico acima confirma a importância de ligações durante e prospecção e aponta algumas tendências. Os takeaways da análise são:
⦁ Nos leads inbound ativo os ganhos são menos concentrados em ligações do que nos outros 2 tipos, mostrando abertura para o contato por outros canais.
⦁ Ligação é uma peça fundamental na conversão de leads inbound passivo, com 78% deles sendo ganhos após uma chamada. Parece claro que esse tipo de lead é educado por conteúdos e depois precisa de um contato mais próximo para continuar a jornada de compra.
⦁ Na prospecção de leads inbound, ativo e passivo, interações via WhatsApp, LinkedIn e outras redes sociais vem ganhado força, superando inclusive o % de leads ganhos através do contato por e-mail.
⦁ E-mail continuam sendo uma peça importante na aproximação com leads outbound.
Apesar da hegemonia das ligações, queremos ressaltar que tão importante quanto o canal de comunicação é o que será comunicado. Uma boa mensagem sempre encontrará ouvidos e olhos atentos!
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