Um bom vendedor trabalha com as suas palavras. Existem diversas técnicas de vendas e metodologias, mas, no fundo, o discurso do vendedor é uma das suas maiores armas. Por isso, não é pouco considerar que a boa oratória seja uma qualidade desejável em um vendedor. O vendedor que não sabe se expressar bem pode ser mal compreendido ou não ser levado a sério.
Porém, quando se fala de uma boa oratória, é necessário ter cuidado. Muitos entendem essa qualidade apenas como ser simpático, ou seja, uma pessoa que é agradável, educada, que tem facilidade em conquistar as pessoas.
Uma boa oratória faz isso, porém ela também precisa desafiar, fazer o outro pensar, não ter medo de entrar em assuntos delicados. Essa parte acaba sendo esquecida muitas vezes, porque ela precisa ser acompanhada de inteligência emocional.
Quando isso acontece, e todo o esforço do discurso do vendedor se volta para apenas agradar o cliente, é comum que as mentiras apareçam. As mais comuns são as promessas exageradas de resultados. Algo que o lead só vai perceber depois que estiver usando o produto.
No passado, isso era chamado de “lábia”. Ou seja, a capacidade de torcer um pouco a realidade para fechar uma venda. O problema é que, além de ser antiético, isso não funciona mais.
Em um contexto em que o cliente faz múltiplas compras com você, por exemplo o modelo de assinatura de serviços, e tem todo o poder de buscar e disseminar informações, mentir só funciona para vender uma vez. Na próxima, a sua reputação já está manchada e o cliente não fará mais negócios com você. Para ser um bom orador, não é necessário mentir. Pelo contrário, continue sendo educado, gentil, agradável, mas não deixe de falar a verdade para o seu cliente. Inclusive, a de que outro produto pode servir melhor para o problema que ele está enfrentando, se for o caso.
Esse post foi lançado previamente na Newsletter semanal da Meetime. Você pode acessar a Categoria Newsletter para ver os posts já publicados. Quer receber insights de Inside Sales toda quinta-feira de manhã no seu e-mail? Inscreva-se abaixo:
Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.