Nenhum bom vendedor entra em uma negociação totalmente cru. Ele sabe as perguntas que precisa fazer, cases que pode utilizar como exemplos, possíveis respostas para objeções comuns, as funcionalidades e vantagens do seu produto, etc. Saber o que falar certamente é algo muito importante em uma relação comercial.
Entretanto, também é preciso ficar atento ao oposto. Assim como as palavras constroem pontes, elas também podem quebrá-las. Saber o que não falar também deve ser uma preocupação do vendedor.
Existem algumas frases que parecem inofensivas, e são até muito comuns no meio comercial, mas que na prática despertam uma imagem negativa na mente dos prospects.
Veja se você já usou a seguinte frase:
“Confie no que estou dizendo”
Falando sobre confiança, quer saber o que não funciona na hora de estabelecer essa relação com um cliente? É você pedir por ela.
Quando você pede para alguém confiar em você, há grandes chances de passar o atestado do oposto. Essa fala pode gerar a impressão de que você está tentando forçar a barra, porque a confiança não surge do nada, ela vem de uma construção. Mesmo que o prospect já tenha uma afeição pela sua empresa, se ele não te conhece, é normal que ele já chegue com um pé atrás.
O que vai fazer ele baixar a guarda não é você dizer que ele pode confiar em você, e sim demonstrar isso no seu discurso, nos cases que você apresenta, na atenção e no cuidado que você vai oferecer. É o seu relacionamento com ele que vai construir esse sentimento. Portanto, na próxima vez deixe de fora do seu discurso esse apelo. Construa a confiança, não implore por ela.
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Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.