Meetime Blog Logo
  • Home
  • Podcast
  • Materiais
  • Labs
  • Falar com Consultor
  • Blog
  • Home
  • Podcast
  • Labs
  • Materiais
  • Falar com consultor
Redes sociais
Priorização comprar e vender
  • Newsletter

Como comprar, e vender

  • Por Diego Cordovez
  • < 1
  • Publicado em 6 ago, 2021.
  • Atualizado em 23 jun, 2022

O caminho para tomar uma decisão de compra é construir a matriz de decisão. As linhas representam os critérios que serão considerados e as colunas os fornecedores que serão avaliados.

As 2 ou 3 linhas do topo devem conter os critérios fundamentais, aqueles que desqualificam um fornecedor caso ele não consiga atende-los. Em um processo comercial B2B onde a razão deveria ter, ao menos, o mesmo peso que a emoção, a matriz de decisão deve estar presente.

Mas para quem trabalha com vendas não é raro estar envolvido em um processo comercial onde o cliente não tem prioridades elencadas. Isso leva a discussões improdutivas sobre características secundárias que não atacam a dor a ser resolvida: “o produto tem X? Faz Y? Vi que o seu concorrente tem Z e W.”  

Nesse momento o vendedor tem que operar como um guia, auxiliando o potencial cliente a determinar suas prioridades.  Para isso, ele pode usar 3 perguntas: que problema queremos resolver? O que é fundamental para resolvê-lo? Dentre todos os critérios avaliados, qual o mais importante para você?  

Para compradores, utilizar a matriz de decisão e elencar critérios fundamentais antes de avaliar fornecedores irá melhorar a qualidade da tomada de decisão. E para vendedores, desenvolver a habilidade de questionar o cliente sobre suas prioridades irá centrar a conversa e destravar negócios. Essa é a melhor forma de comprar e, por consequência, a de vender!

Esse post foi lançado previamente na Newsletter semanal da Meetime. Você pode acessar a Categoria Newsletter para ver os posts já publicados. Quer receber insights de Inside Sales toda quinta-feira de manhã no seu e-mail? Inscreva-se abaixo:

 

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

  • Ver mais publicações de Diego Cordovez →

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Vendas
7 min

Jornada de compra: aprenda a criar um caminho para vender mais

A jornada de compra é a base para ter mais eficácia na hora de vender, especialmente em negócios B2B. É...

Vendas
6 min

Metas de vendas não atingidas: principais desculpas e como evitar a perda das metas

O fantasma das metas de vendas não atingidas ronda equipes de vendas. Tentar se livrar dele deve ser um dos...

Nossos Podcasts

Podcast
6 min

De vendedor mediano a vendedor de alta performance

Ao contrário do que muita gente ainda acha, um bom vendedor não nasce bom vendedor. É preciso dedicação e estudo...

Podcast
< 1

Marketing and Sales Q&As

Inauguramos hoje uma série de episódios gravados no RD Summit 2018! Nosso agradecimento especial ao @Flaubi e ao time da...

Bruno Moraes
Podcast
< 1

Como aproveitar mercados aquecidos e tracionar suas Vendas

O assunto da vez é: mercados aquecidos e vendas. O segmento de mercado em que sua empresa atua está passando...

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!

Logo Meetime Footer ícone Envelope contato@meetime.com.br
  • Categorias
    • Vendas
    • Marketing
    • Atendimento
    • Gestão de Equipe
    • Gestão Empresarial
    • Prospecção
    • Sales Engagement
  • Blog
    • Posts
    • Podcast
    • Labs
    • Materiais de estudo
  • Serviços
    • Falar com consultor
    • Certificação em Inside Sales
  • Redes Sociais

©2025 Meetime - Todos os Direitos Reservados

  • Termos e Políticas
  • Perguntas Frequentes
  • Mapa do Site
Design by: