Qual você acha que é a habilidade mais importante em vendas?
Talvez venha na sua mente a persuasão e a negociação, duas características muito importantes para conseguir conduzir uma conversa de negócios. Quem sabe a escuta ativa ou empatia, que já são habilidades voltadas para engajar e qualificar o prospect. Ou até mesmo a oratória ou rapport, essenciais para conseguir a atenção do lead em um primeiro momento.
Todas essas são competências altamente relevantes que devem ser treinadas constantemente. Porém, a mais importante de todas está relacionada ao que acabamos de mencionar: treino ou a capacidade de estar em constante evolução. O nome dessa habilidade é o coachability.
Quem diz isso não somos nem nós — embora concordemos muito — e sim o Mark Roberge (ex-CMO da Hubspot) em seu livro “The Sales Acceleration Formula”.
Embora não tenha uma tradução literal, ela diz respeito a capacidade de alguém receber um feedback e conseguir adaptar o seu comportamento de acordo, de forma rápida. Isso demonstra humildade, o que é ótimo em um time comercial, que possui um ambiente muito dinâmico, onde é preciso se adaptar a todo momento. Além de competitividade, já que aponta para pessoas que desejam ser sempre melhores.
Como treinar o coachability
Aprenda a receber feedbacks: sejam eles positivos ou negativos. Receber um feedback positivo é bom para se manter motivado e não trabalhar no escuro. Já os negativos são uma ótima oportunidade de aprendizado, desde que você não leve para o lado pessoal e nem fique na defensiva. Esteja aberto para compreender essa percepção do outro, ouça com atenção, agradeça e aplique as mudanças que achar necessário.
Aprenda a dar feedbacks: tão importante quanto saber receber é dar feedbacks. Entender que isso não depende apenas da liderança, torna o time mais ágil. Nesse ponto, muitas pessoas têm dificuldades com o lado negativo, por acharem que serão mal compreendidas. Isso só vai acontecer se você for abusivo ou ofensivo. Normalmente, essas características só surgem quando o objetivo do seu feedback é ajudar a si mesmo. Formule feedbacks com o foco na outra pessoa e/ou a empresa, dessa forma ele tem grandes chances de ser construtivo e enriquecer o time como um todo.
Tenha iniciativa: coachability não é só sobre comentários alheios, mas também sobre autopercepção. Conseguir identificar em si mesmo pontos de melhorias e correr atrás deles, através de cursos, livros e conversas, é algo que eleva a performance de qualquer profissional de vendas.
Não espere os dias oficiais de treinamento da empresa para se aperfeiçoar. A evolução do bom vendedor acontece todo dia.
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