Se existe um mercado que depende fortemente de recursos digitais para atrair clientes é o setor de imóveis online, e uma peça fundamental para que isso aconteça é o corretor imobiliário online.
Vamos agora analisar todo o processo de uma pessoa em busca de um imóvel e ver onde imobiliárias online estão pecando quando se trata de fisgar um cliente no mundo digital, e dicas de atendimento ao cliente que podem destacar você corretor de imobiliária da concorrência.
Nosso amigo Luiz (personagem fictício desse artigo) foi promovido a diretor da empresa onde trabalho e acabou de ter o segundo filho, e esses dois fatores o motivaram a se mudar para um apartamento maior na cidade onde mora, Florianópolis. E sua busca inicia na internet, por imóveis online, vasculhando o site das imobiliárias da região atrás do imóvel dos seus sonhos.
Esse é o primeiro ponto que imobiliárias online devem estar cientes sobre seus potenciais clientes: eles entrarão no site de diversas imobiliárias antes de visitar um imóvel, e fisga-los já em seu site é um passo importante rumo à venda.
Mas como o corretor de imobiliária online pode fisgar clientes dentro do seu site da sua imobiliária?
Para isso temos 3 dicas (que por incrível que pareça NÃO são exploradas nesse mercado de imóveis online):
3 dicas de como um corretor de imobiliária online pode ter sucesso
1 – Fotos profissionais dos imóveis
Escrevemos um artigo sobre o AirBNB, maior site de aluguel de apartamentos por curtos espaços de tempo, que mostra como eles triplicaram seu volume de alugueis por apartamento quando o imóvel contava com fotos incríveis, tiradas por profissionais, com ótimas máquinas fotográficas e com a iluminação certa.
Você, como corretor de imóveis online, já pensou como isso pode te ajudar?
Imóveis são os produtos oferecidos pelas imobiliárias online, e o site sua vitrine para o mundo. Colocar fotos ruins é como propagandear que você está vendendo um produto de qualidade questionável, e isso não interessa o Luiz.
Enquanto ele navega pelo site, os imóveis que chamam sua atenção tem ótimas fotos, e ele mal pode esperar para conhecê-los pessoalmente. Os demais não passam de abas em seu navegador que logo serão fechadas e esquecidas.
Veja abaixo a diferença que o AirBNB notou entre fotos comuns e profissionais:
Portanto, corretor de imobiliária online, invista em apresentar bem seus produtos com fotos incríveis, esse primeiro passo irá gerar ótimos resultados e fará do Luiz um cliente seu!
2 – Imobiliárias online devem ter navegação intuitiva
Algo básico é garantir que à experiência do visitante do seu site seja prazerosa, que ele goste de navegar pela infinidade de imóveis que você oferece.
É como uma loja física de computadores, que instala um ar-condicionado para que os clientes sintam-se confortáveis (mudam apenas as variáveis de conforto). E é incrível como a maioria das imobiliárias pecam nesse sentido, e afastando uma legião de potenciais compradores.
Recentemente fizemos uma análise de navegação para lojas de compra online que se aplica totalmente aos sites de imobiliárias online. Vale a pena a leitura!
Veja abaixo 4 pontos chave sobre experiência de navegação que uma imobiliária deve focar:
Carregamento rápido de informações, fotos e transição entre páginas. Se uma página demora mais de 4 segundos para carregar, pode ter certeza que esse é um cliente perdido.
Call-to-actions claros, para que o visitante saiba exatamente o que irá acontecer depois que ele clicar em um botão.
Fácil de encontrar as informações chave sobre os imóveis, como número de quartos, metragem do imóvel, número de vagas na garagem, bairro, etc. De preferência, deixe essas informações disponíveis na parte superior da página, para que o visitante não precise rolar a mesma para encontra-las.
Adicione uma ferramenta para que ele salve os imóveis que mais gostou, um único botão pelo qual o Luiz possa salvar os apartamentos que mais gostou para avaliar com mais cuidado em um segundo momento.
Esse quarto critério é crítico e pode ser um fator de diferenciação para a imobiliária e, por consequência, para o corretor de imóveis online.
Durante sua pesquisa por apartamentos em Florianópolis, o Luiz abriu nada menos que 27 abas em seu navegador com imóveis que gostou. Agora ele está perdido no meio de inúmeras diferentes abas e não sabe como colocar ordem em tudo isso.
Se o seu site oferecer uma ferramenta pela qual ela possa marcar seus imóveis favoritos, e ver todos eles em uma única páginas depois, você facilitou sua vida e irá ganhar pontos por isso.
Veja como o AirBNB faz isso com maestria:
Depois os imóveis que foram selecionados como favoritos podem ser acessados em uma única página. UAU, isso sim facilitou a vida do Luiz, e ele com certeza irá comprar no AirBNB e recomendá-lo para amigos.
3 – Corretor de imobiliária online
Nenhum processo dentro das imobiliárias está tão estagnado como o atendimento prestado pelo corretor imobiliário online.
Todos os sites do setor imobiliário trabalham da mesma forma, com diversos call-to-actions que convidam o cliente a entrar em contato com um corretor, e depois pedem que o mesmo preencha um formulário de informações pessoais antes de começar um chat com o corretor online.
Vamos ver na prática como esse processo funciona usando como exemplo o site da Coelho da Fonseca, uma das maiores imobiliárias do Brasil. Abaixo é possível ver a homepage deles.
Depois que um visitante clica no botão alaranjado, ele deve selecionar que deseja conversar com um corretor de imobiliária online através do chat, e depois dizer se busca um imóvel em construção ou pronto para morar.
Depois dessas 2 interações, ele chega até a página abaixo para preencher informações pessoais, com 3 campos para preenchimentos e 2 campos para assinalar.
Além dos comentários feitos na figura, a identidade visual da página anterior ao chat com corretor online é muito diferente da homepage.
Quando isso acontece o usuário tem a impressão que saiu do site da Coelho da Fonseca e foi direcionado a um novo ambiente, e inconscientemente isso gera um desconforto. Com certeza o Luiz não gostaria nada dessa experiência!
Para passar pelos 7 passos necessários até ser posto em contato com um corretor de imobiliária online, o visitante leva em média 44 segundos.
Esse tempo é bom quando comparado a outras imobiliárias, e ruim quando levamos e conta que poderia ser a metade do tempo.
Além disso, veja a página onde o atendimento por chat com corretor online acontece, abaixo:
A soma de: passos desnecessários, númerosos e demorados, com ambiente de atendimento antiquado e sem a identidade visual da empresa criam uma experiência de atendimento online ruim para quem está buscando um imóvel.
Sejamos justos, a Coelho da Fonseca acerta em muitos fatores em se tratando de estratégias digitais, porém quando falamos em corretor imobiliário online, ela peca nos mesmos pontos que todas as outras imobiliárias.
E como seria o corretor imobiliário online do futuro, aquele que encheria os olhos do Luiz e aumentaria as chances de uma imobiliária vender um imóvel para ele?
Acreditamos que o atendimento online do futuro seja altamente pessoal e premium, sendo que imobiliárias que encantarem visitantes do seu site terão maior facilidade em transformá-los em clientes.
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Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.