Como empreender com sucesso e diminuir o risco de quebrar

Como empreender com sucesso

Se você digitou “como empreender com sucesso” ou algo semelhante no Google, provavelmente está pensando em iniciar um negócio. A boa notícia é que a jornada que está prestes a começar é fantástica!

Você irá aprender mais do que qualquer emprego no mundo pode te ensinar, aumentar seu networking, desenvolver a liderança e, se tudo correr bem, será recompensado com liberdade e recursos que apenas um empreendedor pode usufruir.

A má notícia é que o caminho é MUITO difícil, e a grande maioria das pessoas que tentam caminhar por ele acabam não alcançando o pote de ouro no final do arco-íris (na verdade não chegam nem perto).

Depois de alguns anos tentando descobrir os segredos de como empreender com maiores chances de sucesso, percebemos que existem alguns passos iniciais que, quando tomados, podem evitar as típicas armadilhas nas quais empresas caem e aumentar significativamente as chances do empreendimento gerar o retorno esperado.

Não deixe de conferir (e seguir) os 6 passos abaixo:

Como empreender com sucesso e minimizar as chances de falha

1) Faça um teste de mercado antes de ir all-in

Será que minha ideia é realmente boa? É extremamente comum se fazer essa pergunta antes de começar uma empresa, porém poucos chegam a responde-la com propriedade antes de dar o primeiro passo. Eles acabam se baseando na opinião de amigos e família e em dados de mercado que encontram na internet, e chegam a uma conclusão incompleta.

A melhor forma para responder esse dilema de forma conclusiva é criar um protótipo simples de seu produto / serviço (também conhecido como MVP), e abordar potenciais clientes do mercado alvo.

Essa ideia vem de uma metodologia chamada de Lean Startup e abaixo inserimos uma palestra que gostamos muito sobre o assunto, com o idealizador do método:

Se alguns deles estiverem dispostos a pagar pelo o que você está oferecendo, é possível considerar a ideia boa. Isso não quer dizer que o mercado seja grande ou altamente lucrativo, mas que seu produto está resolvendo o problema de alguém (e esse é sempre um com começo antes de pensar em como empreender).

2) Encontre um sócio com habilidades complementares

Está abrindo um restaurante de comida tailandesa e será o cozinheiro? Encontre um bom administrador ou marqueteiro para cuidar dos detalhes burocráticos e atrair mais clientes.

Lançou um e-commerce de cosméticos e perfumes e seu tempo será dedicado a vendas? Busque um programador que possa melhorar a experiência de navegação dos visitantes do site.

Ou ainda, vai abrir uma startup? Então busque sócios que podem ser o CTO, CMO ou CEO.

Você entendeu a ideia: não tem como empreender com sucesso sem encontrar um sócio que tenha habilidades complementares às suas, para se explorar os pontos fortes de cada um.

Tentar fazer tudo sozinho é a melhor forma de garantir que tudo será feito pela metade. Para se aprofundar nesse tópico, não deixe de ler nosso post TOP sobre como encontrar co-fundadores para sua empresa.

3) Saiba quanto investir (e onde precisa chegar)

Uma grande porcentagem de novos empreendimentos declaram falência porque planejaram mal suas operações e fizeram um aporte inicial menor que o necessário, ficando sem dinheiro para sustentar a operação até que o ponto de equilíbrio entre despesas e receitas seja alcançado.

É importante levantar os custos da operação antes do seu início, e aportar na empresa recursos que sejam capazes de custear 18 meses de operação da empresa (assim você terá calma para desenvolver o negócio sem a “corda no pescoço”).

Mesmo usando essa abordagem para chegar a integralização de capital ideal, um passo extra importante é estimar onde você precisa chegar para alcançar o ponto de equilíbrio. Em quantos meses os rendimentos da empresa poderão sustentar sua operação?

Quer saber como empreender com sucesso? Então, trace metas de curto prazo para alcançar esse ponto!

4) Comece pequeno e foque em vendas

Grandes operações requerem grandes investimentos. E grandes investimentos em novas empreitas, com futuro incerto, podem acabar por não trazer retorno. Dessa forma o melhor a se fazer é começar pequeno, com uma operação enxuta que foque no essencial: criar um ótimo produto e colocá-lo nas mãos de clientes o quanto antes.

Focar em vendas fará com que sua empresa alcance o ponto de equilíbrio com maior rapidez, e isso irá gerar os recursos necessários para gradualmente crescer a operação de maneira responsável e sustentável.

5) Encontre e conquiste os experts do seu mercado

Todo mercado possui experts, influenciadores que são consultados com frequência sobre tendências do segmento. Essas pessoas tem que conhecer sua empresa. Mais do que isso, elas devem amar seu produto ou serviço a ponto de recomendá-lo sempre que pertinente.

A chancela de pessoas reconhecidas como experts de um mercado é uma das melhores formas de rapidamente espalhar a notícia sobre sua empresa para novos clientes e, sem dúvida, uma excelente dica de como empreender com sucesso.

6) Seja radicalmente memorável

Essa é uma dica extra, porém minha preferida. A maioria absoluta das empresas nasce mediana, oferece um serviço regular e trata seus clientes “bem”. Quer a fórmula para garantir que seu empreendimento se torne um sucesso? Crie uma empresa ótima, com um serviço incrível e que trate seus clientes como trataria um amigo querido. Seja radicalmente memorável em cada e-mail que enviar e em cada novo produto que lançar.

Parece simples, mas se realmente fosse todos o fariam.

Quer saber como empreender com sucesso ao iniciar um novo negócio? A melhor forma de começar um novo empreendimento é criar algo radicalmente memorável.

Baixe o nosse eBook de Estratégias de Crescimento para SaaS

estratégia

Resumo
Como empreender com sucesso e diminuir o risco de quebrar
Título do Post
Como empreender com sucesso e diminuir o risco de quebrar
Descrição
Dicas de como empreender de quem já errou e acertou muito, empreendendo várias empresas. Descubra como ter mais sucesso sem aumentar os riscos em empreender
Autor

Você pode gostar também de...