Como o time de SDRs da Copa Energia praticamente dobrou a taxa de conversão Inbound

Segmento de mercado: Distribuição e comercialização de gás.

Conversamos com Guilherme Botelho, especialista em expansão comercial na Copa Energia, para entender os desafios que encontraram no início dessa operação de SDRs e o que motivou a busca pelo Meetime Flow.

Desafio

Ao utilizar o CRM do parceiro para a organização do trabalho dos SDRs, o Guilherme encontrou alguns desafios:

“Eu não tinha gestão total do que estava sendo feito (…) Até tínhamos uma visão de CRM em Kanban, mas a atuação de cada SDR não era padronizada, não tinha cadência (de atividades de prospecção).” – Guilherme Botelho

Além disso, para analisar a performance dos SDRs, o Guilherme precisava aguardar o final do mês para receber um relatório em excel, extraído do CRM, e ver um dashboard de desempenho. 

Basicamente, um lead potencial possuía intenção de compra e não fechou com a empresa porque nenhum SDR entrou em contato. Esse foi um momento marcante para que Guilherme notasse que não tinha visibilidade sobre as tarefas executadas pelos SDRs. 

Como o Meetime Flow resolveu os desafios?

Os relatórios de desempenho em tempo real também ajudaram os gestores a analisarem o desempenho de cada SDR: quantos agendamentos foram feitos no dia, quantas atividades estavam em atraso, quantas ligações foram conectadas, qual era o tempo médio de abordagem, etc. O que entregou maior controle sobre a prospecção e total gestão sobre o relacionamento com os leads Inbound.

Hoje, as equipes de marketing e pré-vendas da Copa Energia tem maior agilidade para dar feedbacks entre si e realizar ajustes. Por exemplo: se o gestor comercial identifica que os SDRs recebem muitos leads desqualificados, esse feedback pode rapidamente ser dado à equipe de marketing para melhoria nas segmentações das campanhas.

Em resumo, o Meetime Flow é um software de Sales Engagement feito para times de SDRs. Diferentemente do CRM, o Flow organiza o trabalho em cadências de atividades e entrega métricas específicas para a prospecção.

A percepção interna é que a Copa Energia passou a ter maior eficiência na tratativa dos leads Inbound e aumentaram a produtividade dos SDRs. Isso resultou em uma maior taxa de conversão nas prospecções:

“A minha taxa de conversão de lead para oportunidade passou de 13% para 25%, praticamente dobrou.

Já a taxa geral, de lead para venda, ficava por volta de 2% e encerrou o ano de 2024 em 4%.” – Guilherme Botelho

Esse resultado incrível é consequência do grande trabalho feito pelas equipes de marketing, growth e comercial da Copa Energia. 

Esses números se tornam ainda mais impressionantes quando os comparamos aos benchmarks de mercado: segundo um levantamento feito com usuários do Flow, a taxa de conversão média em prospecções Inbound é de 19%. Portanto, a Copa Energia alcançou um resultado 31% maior que a média das operações.

E você, quer bater a meta de agendamentos do seu time de SDRs? Use uma ferramenta criada para essa função. Clique no botão abaixo e conheça o Meetime Flow.

Meetime Flow - Plataforma de Sales Engagement
Sergio Ricardo

Sergio Ricardo

Analista de Product Marketing na Meetime

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!