Negócio: A Adapcon tem produtos como o Simplifica+ (portal de atendimento B2B) e também realiza o desenvolvimento de softwares sob demanda.
Segmento de mercado: Software e Tecnologia
Público alvo: B2B
Ferramenta utilizada na prospecção: Ferramenta de Sales Engagement concorrente.
Desafio: Estrutura complexa para o trabalho do SDR, tanto no gerenciamento de dados quanto na produtividade de pré-vendas.
Resultado: Aumento de produtividade na prospecção, processos claros para os SDRs e recorde de agendamentos em apenas 3 meses.
Assista o nosso papo completo no vídeo abaixo:
A Adapcon é uma empresa de tecnologia que desenvolve software sob demanda, faz serviços de integração entre ferramentas e possui um portal de autoatendimento B2B, a plataforma Simplifica+, que conta com: 2ª via de Boletos, acompanhamento de pedido, devolução de mercadorias, lembrete de pagamento, consulta de notas fiscais, chatbot e central de atendimento por WhatsApp.
Conversamos com Thays Baehr, gestora comercial, e Daniel Coutinho, coordenador de produto e mercado, para entender os desafios que encontraram na prospecção e como o Meetime Flow ajudou a superá-los.
Antes do uso da Meetime, a Adapcon usava uma solução concorrente do mercado de Sales Engagement que foi contratada para organizar o trabalho dos SDRs e dar controle a qualificação dos leads.
Por se tratar de prospecção B2B, a Adapcon tinha uma lista delimitada com as empresas que seriam prospectadas. Naturalmente, em cada empresa havia alguns contatos que poderiam ser abordados, desde leads decisores até influenciadores.
A ferramenta usada na época contava com uma metodologia de prospecção por CNPJ, ou seja, a plataforma tinha uma visualização baseada na prospecção por empresas, e não por pessoas dentro dessas organizações. Isso se tornou um desafio, pois, na prática, o time prospectava apenas uma pessoa da conta e, em caso de insucesso, descartava a empresa como um todo.
A gestão notou que a lista de empresas estava sendo mal aproveitada, uma vez que a plataforma não direcionava o SDR a prospectar mais de um contato em cada conta.
“Isso fazia com que a gente perdesse muito lead, porque a gente trabalhava com uma (empresa) tentava um ponto de contato, não dava certo e a gente descartava a empresa como um todo.” – Thays Baehr.
Além disso, a ferramenta contava com uma estrutura complexa para o dia do SDR. As tarefas diárias das cadências não eram claras, o que abria espaço para o SDR realizar atividades não planejadas e não seguir o processo corretamente.
“Tinha casos de tarefas não concluídas, leads que não percorriam até o final (da cadência) e alguns sumiam da cadência. Isso impacta diretamente na produtividade – porque quanto mais tarefas fora do combinado – menos ligações eu faço, menos conversões eu gero e menos agendas eu implico no final do mês.” – Daniel Coutinho.
Além disso, o sistema anterior ao Meetime Flow tinha como diferencial a possibilidade de criar centenas de relatórios e gráficos sobre o trabalho de prospecção. Em um primeiro momento, isso parecia um ponto positivo, mas a gestão notou que isso poderia ser um problema. Tanto pelo excesso de informações, o que dificultava a tomada de decisões, quanto pela baixa confiabilidade nos dados apresentados pelo software antigo:
“Quando se tem muita informação, você não sabe exatamente para onde olhar. Você vê vários relatórios e informações que não necessariamente vão influenciar diretamente no seu resultado. A Meetime têm as visões pré-estruturadas que te levam a olhar diretamente para o que você precisa.” – Daniel Coutinho.
O Flow tem uma estrutura intuitiva e criada para a rotina do SDR. Toda a execução da prospecção é guiada pelas cadências criadas pelos gestores, o que ajudou a melhorar o alinhamento dos processos de prospecção.
Além disso, a ferramenta permite que a gestão acompanhe se os SDRs estão seguindo o processo corretamente e analise quais atividades trazem mais resultados em agendamentos. Os dashboards contam com uma metodologia de análise pensada para o trabalho de pré-vendas, o que facilitou a tomada de decisão.
Por fim, o Flow é baseado em prospecções de contatos dentro de uma organização. Isso possibilitou que a Adapcon prospectasse mais de uma pessoa por empresa, aumentando as chances de conexão e evitando o descarte precoce de empresas potenciais. O que aumentou a confiança da gestão sobre todo o processo de prospecção.
Dentro dos primeiros 3 meses utilizando o Meetime Flow, a Adapcon bateu o seu recorde histórico de agendamentos para o produto Simplifica+.
“A Meetime contribuiu muito para esse resultado, por ser uma ferramenta objetiva, com os processos bem alinhados para os SDRs e números claros para a gestão” – Thays Baehr.
E você, quer bater a meta de agendamentos do seu time de SDRs? Use uma ferramenta criada para essa função. Clique no botão abaixo e conheça o Meetime Flow.
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