Negócio: A Cobli é uma empresa de tecnologia no ramo de frotas de veículos para empresas. Com mais de 6 mil clientes em todo o Brasil, a Cobli está presente em todos os estados brasileiros com soluções inovadoras para descomplicar e potencializar frotas em empresas que buscam mais agilidade.
Segmento de mercado: Tecnologia
Público alvo: B2B
Fonte de Leads: Outbound
Desafio: Baixa taxa de conexão nas ligações via Hubspot, o que estava impactando a produtividade do time de LDRs e eficiência do processo de vendas.
Resultado: Aumento de 33% para 62% na taxa de conexão com os leads, e aumento de 19% para 31% na conversão do time de LDRs.
Assista nosso papo completo com o João Coelho, Head of Sales na Cobli:
Parte do processo comercial da Cobli consiste em gerar listas de empresas qualificadas que atendam o requisito de 25 veículos em sua frota. Este é o trabalho do time de LDRs, que geram listas e ligam fazendo a qualificação inicial, para que posteriormente os SDRs possam desenvolver oportunidades de negócio.
O problema
A equipe de LDRs (Representantes de Desenvolvimento de Leads) da Cobli estava tendo dificuldades com a taxa de conexão de chamadas realizadas através do HubSpot, a ferramenta de CRM que estavam utilizando. Para cada ligação bem-sucedida, eram necessárias em média três tentativas, muitas vezes resultando em mensagens de “número inexistente” ou falhas de conexão. Isso estava afetando a produtividade da equipe e a eficiência do processo de vendas.
A ideia inicial era centralizar todo o processo comercial no CRM HubSpot. Mas em frente a esta dificuldade, a Cobli começou a avaliar alternativas para o time de LDRs.
Como a Cobli conseguiu identificar o problema?
João Coelho, Head of Sales da área de Outbound da Cobli, conta que o problema começou a ser percebido quando notou-se um alto volume de tentativas de ligação para o mesmo número, com muitas delas resultando em mensagens de “número inexistente”. Além disso, a equipe de LDRs, responsável por 40% de todas as tentativas de ligação da empresa, começou a relatar dificuldades na conexão das chamadas. Isso levou a empresa a realizar testes com o suporte do HubSpot, onde até mesmo números pessoais conhecidos eram marcados como inexistentes.
Avaliação da Meetime
Já familiarizada com a Meetime através de um plano anteriormente adquirido para discagem inteligente (Dialer), João decidiu avaliar a plataforma completa de sales engagement da Meetime como uma possível solução para o problema que a Cobli estava enfrentando.
“Lógico a gente já tinha na mão todas as possibilidades do HubSpot… então a gente sentiu necessidade de teste prático e é no prático que a gente foi ver a diferença ali”, conta João. No teste, três membros da equipe usaram a Meetime para realizar as mesmas atividades que estavam realizando no HubSpot, com a mesma cadência de contatos e a mesma abordagem. O objetivo era comparar a taxa de conexão entre as duas plataformas.
Resultado do teste de conexão
Durante o teste, a Cobli descobriu que a Meetime oferecia uma taxa de conexão significativamente maior do que o HubSpot. Com aproximadamente o mesmo número de atividades, a taxa de conexão da Meetime foi de 62%, em comparação com 33% do HubSpot. A Meetime provou ser mais eficiente, permitindo que a equipe executasse as mesmas tarefas com menos cliques e em menos tempo. A funcionalidade de discagem inteligente da Meetime, que não estava disponível no HubSpot, também foi um fator decisivo, pois aumentou a taxa de conversão das chamadas.
Além disso, por mais que o HubSpot seja uma ferramenta muito completa em relação à funcionalidades, o excesso de informações na tela do SDR, e as inúmeras possibilidades de interação para o usuário acabam trazendo certo grau de complexidade e isso afeta diretamente a produtividade do profissional que a utiliza.
Resultados Atingidos
A implementação da Meetime resultou em melhorias significativas para a Cobli. A taxa de conversão da equipe de LDRs aumentou de 19-20% para 31%. Além disso, a empresa conseguiu manter o mesmo número de LDRs enquanto aumentava o número de SDRs, o que significa que eles puderam gerar mais leads sem precisar aumentar proporcionalmente o tamanho da equipe. A Meetime também facilitou o onboarding de novos contratados, aumentando a eficiência geral da operação de vendas da Cobli.
“Nos últimos seis meses que a gente está como clientes da Meetime, o nosso time de LDRs passou de uma conversão de 19-20% para 31%. Lógico tiveram outras melhorias no meio, mas sim, hoje o nosso time está estabelecido, estabilizado no mesmo número de pessoas, enquanto o número de SDRs subiu proporcionalmente.” – João Coelho, Head of Sales na Cobli.
A Cobli conseguiu alcançar resultados melhores que aumentaram a eficiência e produtividade do time de LDRs porque acompanhava de perto métricas importantes no processo comercial.
Mesmo comparando as funcionalidades através do site das ferramentas, foi só quando fizeram o teste prático, comparando a performance das duas ferramentas sendo utilizadas simultaneamente por duas equipes distintas, que perceberam que a Meetime entregaria mais produtividade e organização para o time de LDRs.
Que tal conhecer melhor o Meetime Flow e ganhar mais agilidade e produtividade na sua prospecção?
Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.