casts for closers #180
A importância da gestão de orçamento para times comerciais
Convidado: Matt Doyon- 29min
- 24 fevereiro 2022
Está no ar mais um episódio do Casts for Closers, podcast da Meetime. Hoje conversamos com o Matt Doyon, CRO da Rock Content, sobre a importância da gestão de orçamento para times comerciais. Entre os temas do bate-papo estão:
Abaixo, você pode acompanhar o episódio completo no Youtube ou Spotify, e um blogpost com os principais insights do Matt Doyon durante o episódio.
Ouça o episódio completo no Spotify!
É muito vantajoso que um líder de vendas comece aprender mais sobre a gestão de budget da sua empresa, por dois motivos fundamentais citados por Matt:
Desse modo, a responsabilidade do profissional que atua na área de vendas envolve o conhecimento de cada detalhe do negócio e da perseverança de pedir budget para investimentos que são justificáveis com dados precisos.
Os CEOs costumam ficar encarregados de diversas tarefas e por isso, precisam encarregar outros profissionais a realizarem algumas delas. Ao delegar afazeres para outras pessoas, eles precisam ter um plano B bem escrito pelo setor de tomada de decisões. Assim, os CEOs devem analisar e questionar esse plano. Caso seja adequado, eles devem aprová-lo.
Matt afirma que existe um elemento chave que é omitido em muitos desses planos, que é a questão do tempo de durabilidade. Ou seja, primeiramente é essencial se preparar e levar em conta o período de tempo em que você vai investir.
Ter os dados e análises em mãos antes de assinar algum contrato de venda é importante para que sua empresa não tenha surpresas e prejuízos no futuro. O orçamento é a base do negócio e ele irá ser transformado caso o negócio mude positivamente ou negativamente.
Durante o bate-papo, Matt aponta que é preciso detalhar o máximo possível cada negócio realizado. Entender exatamente as diferenças entre os times, investimentos, experimentos em cada negócio é fundamental, pois cada um possui sua distinção.
É imprescindível examinar detalhadamente cada time, os diferentes ciclos de vendas, as margens distintas e os orçamentos de cada investimento. O setor que toma as decisões, deve assumir as providências com a melhor lógica e justificativa de que isso vai ser a melhor resolução para o negócio.
Além disso, Matt alega que é necessário refletir sobre o que o outro lado da venda irá debater e discordar, para estar pronto para dialogar e provar com dados que comprovem que seu investimento é válido e lucrativo.
Parte do crescimento de uma empresa se dá através de mais investidores. No entanto, eles precisam ter uma noção do que está ocorrendo frequentemente, por meio de dados concretos.
O CEO possui a responsabilidade de apresentar forecasts (orçamento revisado) precisos para os investidores. É fundamental cumprir com as metas anunciadas aos investidores, pois faz parte do acordo de confiança estabelecido.
Com relação ao sistema de operação do negócio, Matt aponta que o que costuma funcionar na Rock Content, é o fato de que as decisões internas precisam ser tomadas por outros times baseados no que o time de vendas fará.
Certamente você não gostaria de surpreender nenhuma área ligada às decisões, como por exemplo, os investidores, o onboarding e o serviço ao cliente. Por isso, se você conseguir preparar os times previamente para eles serem mais previsíveis, tudo na empresa fluirá melhor e os interesses de todos vão estar salvos.
No episódio de hoje conversamos pela terceira vez com Matt Doyon, CRO da Rock Content, sobre a importância da gestão orçamental para times comerciais. Aprofundamos em qual é o momento que um líder de vendas deve se preocupar em montar um orçamento, como traduzir as metas no setor de de vendas em um orçamento médio, o período em que o orçamento da empresa se torna mais complexo ao ter que considerar diversas questões e o que podemos aprender com o processo orçamental da Rock Content.
Um pouco menos de 30 minutos de um bate-papo cheio de informações valiosas para o seu negócio! Aperta o play e confira ;)
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