Meetime Blog Logo
  • Home
  • Podcast
  • Materiais
  • Labs
  • Falar com Consultor
  • Blog
  • Home
  • Podcast
  • Labs
  • Materiais
  • Falar com consultor
Redes sociais
Prospect talvez
  • Newsletter

O incrível mundo do talvez

  • Por Diego Cordovez
  • 2 min
  • Publicado em 9 out, 2021.
  • Atualizado em 27 jun, 2022

Um vendedor está fazendo uma call com um cliente e as coisas não parecem ir muito bem. Ele não entende bem o porquê, já que está seguindo exatamente o que costuma fazer e deu certo outras vezes. 

Chegando ao final da ligação, ele percebe que aquele é um prospect difícil. Decide dar um pouquinho mais de tempo para ele pensar, enviar mais alguns materiais e reagendar mais para frente. Não está disposto a deixar aquele lead simplesmente ir embora, depois de tanto esforço. Ele não quer ouvir um “não”. Assim, prefere o “talvez”. 

O “talvez” vem explícito de muitas formas, em expressões como “vamos conversando”, “me manda mais alguns materiais”, “nos falamos mais para frente”, o que ele não indica é quando é esse “mais para frente”. O vendedor pensa que esse “talvez” é um pouco mais descompromissado, mas pelo menos não matou a venda. Ele não foi rejeitado e ainda pode correr atrás, já que esse é o trabalho dele. 

Do outro lado, o prospect realmente não se convenceu, mas não viu uma abertura para dizer isso. Para não ferir os sentimentos do vendedor, que ele sabe que trabalha duro, ele prefere dizer “talvez”. 

No incrível mundo do “talvez” todo mundo sai feliz. O prospect não precisa rejeitar ninguém e o vendedor não sente o seu ego ferido. 

O problema é que isso não leva o seu pipeline de vendas a lugar nenhum. O vendedor vai perder tempo e energia em um deal com uma probabilidade pequena de fechar, porque teve medo de ser rejeitado. 

Transforme os seus “talvez” em “não”

É preciso entender que todos os “talvez” já são “não”s, só que ditos de forma embaçada. Aceitar o contrário é se enganar e perder uma oportunidade de verificar o porquê dessa negativa, quem sabe até mudar a opinião do prospect. Mas isso só será possível, se esse “não” se tornar explícito na conversa.

Não deixe que as suas interações terminem de forma inconclusiva, não se contente com uma resposta no meio do caminho. Vá atrás do “não”. Quando isso ficar claro, a sua conversa poderá seguir por dois caminhos: 

  • O seu prospect não tem interesse mesmo no produto e só tinha dito “talvez” para te preservar. Nesse caso, aceite e parta para o próximo.
  • O prospect tinha algumas objeções mas não se sentiu à vontade para apresentá-las. Dar a abertura para ele dizer “não”, sem nenhum peso, também te dá a chance de combater essas objeções. Ou seja, ainda há chances.

Não é confortável ser rejeitado, contudo é melhor do que ser enganado. Dê abertura para o seu prospect dizer “não” que você ainda pode combater ou aceitar sem perder muito tempo. Isso é melhor do que um “talvez” que não aponta para nenhuma direção.

Esse post foi lançado previamente na Newsletter semanal da Meetime. Você pode acessar a Categoria Newsletter para ver os posts já publicados. Quer receber insights de Inside Sales toda quinta-feira de manhã no seu e-mail? Inscreva-se abaixo:

 

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

  • Ver mais publicações de Diego Cordovez →

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

okrs
Gestão de EquipeVendas
10 min

OKRs: o que são e como definir objetivos do time comercial

Objetivos bem estruturados e reais levam uma equipe mais longe do que se imagina. Não é à toa que os...

Processo de vendas
Vendas
10 min

Como construir e escalar o seu processo de vendas passo a passo

Processo de vendas é um conjunto de regras, ações e atividades, que tem por objetivo orientar a equipe de vendas...

Nossos Podcasts

Podcast
2 min

Segmentação de times de vendas

Esse podcast nasceu em uma visita à sede da Meus Pedidos, em Joinville/SC. Na época, em função do benchmark que...

Foto de Diego Wagner
Podcast
4 min

Distribuição de leads do marketing para vendas: o que é e como fazer? Dicas PRO

A distribuição de leads de marketing para o setor de vendas é um tema que gera dúvidas e até conflitos...

Matt Doyon
Podcast
< 1

Gerenciando uma operação de vendas no BR x EUA

Matt tem trabalhado com Inside Sales há 15 anos e saiu da HubSpot para gerenciar a operação de vendas da...

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!

Logo Meetime Footer ícone Envelope contato@meetime.com.br
  • Categorias
    • Vendas
    • Marketing
    • Atendimento
    • Gestão de Equipe
    • Gestão Empresarial
    • Prospecção
    • Sales Engagement
  • Blog
    • Posts
    • Podcast
    • Labs
    • Materiais de estudo
  • Serviços
    • Falar com consultor
    • Certificação em Inside Sales
  • Redes Sociais

©2025 Meetime - Todos os Direitos Reservados

  • Termos e Políticas
  • Perguntas Frequentes
  • Mapa do Site
Design by: