Mais um ano começa e novamente somos contagiados com aquela energia, aparentemente infinita, de um novo ciclo começando. Nos sentimos imbatíveis, como se tudo fosse possível. Já saímos traçando metas pessoais e profissionais, porque esse ano vai ser o ano!
E é isso mesmo! Não espere pessimismo dessa newsletter. Também adoro essa sensação. Mas, para a primeira reflexão do ano, gostaria de pensar um pouquinho em como usá-la da melhor maneira, já que, querendo ou não, ela vai passar.
Pode ser na semana que vem ou só no final do trimestre, mas é um fato: o espírito do ano novo vai embora. Para você fazer um melhor uso dele, enquanto ele ainda paira sobre nós, pensei em 3 dicas.
1. Se debruce no que ficou pendente
Antes de pensar em uma resolução nova, é uma boa ideia olhar aquilo que acabou se perdendo no ano passado. Pode ser que tenha se perdido porque parou de fazer sentido, é uma opção. Porém, pode ser também que você não tenha investido energia suficiente.
Como pensar em coisas novas costuma ser mais instigante, existe o risco de deixar para trás o que não foi realizado, mesmo ainda sendo importante. Não caia nesse erro. Veja se há o que você precisa carregar de 2021 para cá.
2. Não dê um passo maior que a perna
É muito comum acabar se antecipando nesse momento, por conta do ânimo pulsante. Assim, muita gente que nem caminhava, e deseja fazer mais exercícios, já começa a correr, por exemplo. Claro que isso não termina bem.
Portanto, não se apresse mais do que o necessário. Defina o próximo passo que você consegue e precisa dar agora e faça isso. O resultado virá com o tempo.
3. Pense sobre o momento que o ânimo passar
Por mais que a gente deseje essa sensação o ano todo, não tem jeito, ela vai passar. E, se você não se preparar, com ela também se vão as metas e resoluções. Assim, use esse período para, mais do que pensar em novidades, desvendar em como torná-las perenes.
Desejo um excelente ano a todos. Boas vendas!
Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.