O que é cultura organizacional em vendas?

o que é cultura organizacional

Quer saber o que é cultura organizacional e como construir a da sua empresa?

Que saber como manter os seus core values durante o ramp up?

O Google é uma das suas principais referências?

Então quem melhor do que um profissional que atuou no Google BR, EUA e Ásia nos setores de cultura e pessoas, antes de montar sua própria empresa focada em análise de dados do recurso mais importante das empresas – pessoas?

Neste episódio do Casts for Closers, conversamos com Deli Matsuo, founder da Appus e detentor de um extenso currículo dedicado a RH, aprenda com ele, definitivamente, o que é cultura organizacional.

Aperte o play!

Episódio #55 – O que é cultura organizacional em Vendas, com Deli Matsuo

Neste episódio conversamos sobre:

  • Introdução Deli Matsuo
  • O que é Cultura Organizacional na prática?
    • Como a cultura está atrelada ao modelo de gestão da empresa
    • Modelo de inovação é comum em empresas como Google e outras SaaS
    • Existe diferença em culturas organizacionais de diferentes setores em uma mesma empresa (repetição, inovação, etc.)
    • A cultura também é definida por lideranças e valores
  • Como aliar cultura organizacional e competitividade?
    • É preciso pensar em mecanismos de compensação na meritocracia
    • Como fazer avaliação de desempenho que gere mudança
    • Reconhecimento do comportamento desejado é importante para a cultura
  • Promoção x Compensação: qual a diferença em uma cultura com meritocracia
  • Competição x Nocividade: é essencial saber diferencial – e quando desligar
  • Escolher bons líderes é essencial para a cultura da empresa
    • É preciso saber alinhar uma equipe
    • Resistência à troca é comum
    • Preciso entender se mudanças imediatas na equipe são necessárias ou não
    • O líder precisa saber lidar com a equipe para evitar conflito prolongado
  • Cultura organizacional em escala
    • Cultura está ligado ao tamanho – quanto maior, mais difícil
    • É necessário realizar a gestão de cultura a todo momento
    • Busque pessoas alinhadas com a cultura organizacional da empresa e não apenas qualificações
  • Cultura não é fixo, mas é o core da empresa

Para deixar você com ainda mais vontade de ouvir este podcast, confira este pequeno trecho que transcrevemos:

O que é cultura organizacional na prática, para um time?

“São 2 aspectos importantes para se pensar sobre o que é cultura organizacional:

O primeiro é que a cultura deriva de alavancas de de gestão, que a gente chama de modelo de gestão. Por exemplo, se você trabalha em uma empresa com conceito fabril, tipo modelo Toyota de gestão, você tem alto controle das tarefas, controle de alguma anomalia. Então é um sistema de gestão super quadradinho, fechadinho, você tem todas as regras bem definidas.

Esse é um modelo que privilegia repetição, porque você controla tudo para garantir que a repetição é perfeita.

 Já o modelo de gestão de inovação, que, por exemplo, é o que o Google usa, é um modelo muito mais aberto, não tem meta tão definida, você tem muito mais liberdade para criar, para errar e isso não penaliza a sua carreira. Então é um modelo que privilegia a inovação, não a repetição dos processos.

Então, se você usa um modelo de gestão diferente você cria uma cultura diferente.”

Gostou deste aperitivo sobre o que é cultura organizacional? Então, ouça o PodCast completo aqui: PodCast #55 – Cultura Organizacional em Vendas, com Deli Matsuo.

Conheça a planilha de recrutamento e seleção em vendas

Resumo
Cultura organizacional em Vendas, com Deli Matsuo
Título do Post
Cultura organizacional em Vendas, com Deli Matsuo
Descrição
Deli Matsuo, CEO da Appus e referência em Cultura Organizacional no Brasil, dá dicas de como cuidar da Cultura na área de Vendas.
Autor

Você pode gostar também de...