Skype para empresas: como acabar com esse ciclo vicioso

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  • Publicado em 8 jul, 2015.
  • Atualizado em 29 mar, 2023

Não é difícil notar o número grande de empresas utilizando o software do ícone azul para fazer suas ligações e contatos comerciais. Mas como funciona o Skype para empresas, na realidade?

É natural as pessoas estarem acostumadas a usá-lo para falar com a família, e acabam assumindo que o Skype para empresas funcionará da mesma maneira.

Só que boa parte das médias e grandes empresas proíbe o Skype. Então, nesses casos, como fazer videoconferência com Skype? Ora, essa acaba não sendo uma alternativa utilizável 100% das vezes se você quer vender para essas empresas.

Outro empecilho é a instalação do software, que muitos usuários não conseguem realizar facilmente. Isso leva o empreendedor a uma jornada mental: ele quer encontrar outra solução, mas não consegue e acaba voltando.

E essa jornada cria um ciclo (quase) sem fim.

Neste post vamos te mostrar como acabar com esse vício e encerrar de uma vez esse looping, e mostrar como nos diferenciamos do Skype para empresas.

Nossa intenção é alavancar de vez seus resultados em Inside Sales.

Como funciona Skype para empresas e como fugir dele

1- Como fazer videoconferência no Skype:

Segundo o site da empresa, tem como fazer conferência com Skype até com 250 pessoas. Caraca! Precisa tanto?
Você deve baixar o software, instalar em seu computador e poderá conversar via vídeo e voz com outras pessoas que também tenham baixado e instalado o software.

2- O Skype para empresas cai. Nós também, mas MUITO menos!

Sim, começamos com uma confissão: a Meetime também cai.

E a queda normalmente tem a ver com a qualidade da internet. Se ela chega com um sinal fraco, instável, é praticamente certo que o Skype vai falhar, e nós também.

A diferença é que a nossa falha ocorre menos vezes e o travamento é mais amigável na Meetime.

Veja no exemplo da figura abaixo: seu cliente é convidado para uma videoconferência com um e-mail personalizado.

e-mail personalizado Meetime

Esse e-mail fornece um link, que vai ficar sempre disponível para o cliente. Mesmo que ocorram quedas, travamentos, esse link fica disponível para o cliente voltar em seu e-mail e clicar novamente, gerando outra sala.

Esse é o modo mais intuitivo, caso haja uma falha de comunicação pela queda na internet.

Importante: essa chamada só irá tocar para o atendente que conversou com o cliente no início, evitando qualquer dupla comunicação da empresa.

Isso faz com que a videoconferência entre as partes fique sempre garantida. Perceba como o travamento ou queda de conexão na internet é mais amigável na Meetime.

Outro ponto importante de diferenciação: se houver qualquer problema, a Meetime consegue identificar onde está a internet ruim e lhe enviar uma mensagem avisando se é o outro usuário que está com problemas ou se a sua própria conexão está falhando.

No Skype isso não acontece, pois o aviso é o mesmo para as duas partes (“há um problema na conexão”).

Veja o aviso de que o outro usuário saiu da sala (Meetime):

usuario saiu da sala

3- Profissionalismo

Usar o Skype para empresas não garante um profissionalismo na ligação, principalmente por dois motivos:

  1. Não há como fazer videoconferência no Skype personalizada de acordo com a identidade visual da sua empresa.
  2. Toda vez que você vai compartilhar a tela, seu cliente pode ver sua área de trabalho, seu papel de parede com fotos pessoais, seus programas instalados, etc.

Veja a sala de conferência do Skype:

sala skype

Na Meetime sua sala é personalizada e o cliente fica em contato com você em segundos, por uma interface compatível com sua logomarca.

Além disso, cada vez que seu cliente solicitar atendimento direto do site, tudo o que ele verá é a tela do navegador mostrando seu site, e nada mais.

Isso garante que a videoconferência seja muito mais profissional e seu cliente só veja as informações necessárias.

Profissionalismo e preparo são duas coisas que sempre vão ajudar sua empresa a vender.

Confira este PodCast com Marcelo Amorim, investidor-anjo e especialista em Vendas, sobre a importância de um vendedor bem preparado.

4- Skype barrado por Firewalls

Um dos principais empecilhos às vendas, principalmente se sua empresa possui clientes médios e grandes, é que o Skype é barrado em muitos Firewalls.

Isso faz com que a solução do Skype para empresas seja ineficiente, pois não tem como fazer conferência no Skype com certas organizações.

Na Meetime, a ausência de instalação de softwares e plug-ins faz com que a interface com os Firewalls seja mais amistosa e os problemas sejam muito mais raros.

Além disso, nossa equipe mantém atualizações constantes para que a lista de Firewalls que permitem a Meetime trabalhar seja cada vez maior.

5- Suporte a clientes

Você já notou que quando uma chamada tem problemas na videoconferência do Skype, apenas lhe é mostrado uma tela para classificar a qualidade da chamada em estrelas (figura abaixo) e nada mais ocorre?

Isso acontece porque o Skype adota um modelo Freemium, e não consegue dar suporte para todos os usuários do planeta (seria inviável financeiramente).

Daí a função da tela: automatizar o número de chamados e permitir que a equipe resolva os problemas pela frequência estatística em que eles ocorrem.

Na Meetime levamos o Customer Success a sério, e a única meta da área é garantir que sua empresa tenha sucesso e atinja resultados verdadeiros ao usar a ferramenta.

Os clientes são acompanhados durante o trial gratuito e por todo o período em que são assinantes da Meetime, individualmente.

Até lá, não descansamos.

6- Features adicionais: Navegação conjunta + Compartilhamento de Arquivos

Existem dois recursos que a Meetime oferece que auxiliam em muito a performance do seu time de Inside Sales nas demonstrações de produto. São recursos que você não encontra usando o skype para empresas.

Co-browsing (ou navegação conjunta)

Semelhante ao compartilhamento de tela, o co-browsing permite que o atendente e o cliente naveguem pela mesma tela, observando somente o navegador e o mouse de ambos.

Não existe o problema do cliente ver toda a sua área de trabalho e itens pessoais de seu computador, prejudicando o profissionalismo da chamada.

cb

Compartilhamento de arquivos

Essa função permite que você faça o compartilhamento de arquivos com seu cliente e ambos naveguem no documento ao mesmo tempo.

A Meetime permite que sua empresa faça um pré-carregamento dos arquivos que mais costuma utilizar.

Isso agiliza em muito o tempo de carregamento do arquivo e melhora demais a experiência do usuário.

Veja abaixo como funciona:

compart 1

compartilhamento de arquivos Meetime

E para que você usufrua de todos esses recursos e quebre esse ciclo de adotar o Skype para empresas, sugerimos um teste gratuito na Meetime.

De resto, aproveite a liberdade!

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

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