Como ser um vendedor de sucesso: de SDR a Rep em 12 meses ou menos

  • Por
  • 4 min
  • Publicado em 4 out, 2017.
  • Atualizado em 15 jul, 2022
SDR para Rep

Esse artigo foi publicado originalmente aqui

Vendedores estão sempre procurando maneiras de pegar um atalho para o sucesso. Alguns têm sorte, mas não dá para contar com ela de forma consistente.

Os dez atributos a seguir são maneiras de como ser um vendedor de sucesso, para você se diferenciar ao começar em vendas e ser promovido RAPIDAMENTE.

Como ser um vendedor de sucesso

Antes de seguir para as dicas, assista ao vídeo que produzimos sobre o assunto:

1- Seja implacável

Sim, eu sei; você já ouviu isso antes. Mas, você é tão implacável quanto o melhor vendedor em sua empresa?

O primeiro passo é definir o que significa ser implacável.

Quantas ligações, reuniões novas, ou oportunidades no pipeline são necessárias para ser implacável? Depois de quantificar suas atividades diárias, a etapa seguinte é focar seus esforços nas que geram receita.


Se você quiser ouvir como eu consegui, ouça esse podcast com Anthony Iannarino.

Enxergue oportunidade onde outros não a veem

Os melhores vendedores veem oportunidades em toda a parte,  não apenas em seus territórios específicos.
Pode haver uma posição nova na empresa, uma conta sem dono com rendimento em potencial ou um produto novo no pipeline que mudará o jogo.

Eles veem oportunidade até mesmo em serem implacáveis. Uma vista holística em relação à oportunidades pode criar um atalho de anos na carreira. Não tem como ser um vendedor de sucesso sem essa capacidade.

2- Aprenda com maior rapidez

Se ler livros e fazer cursos é chato para você, então crie um processo de colaboração com outros que estejam dispostos a compartilhar o que aprenderam.

Você deve aprender rapidamente a se diferenciar da multidão e técnicas de vendas padrão não lhe ensinarão isso.

Se você quiser ser promovido rapidamente, foque em habilidades que faltam a todos os SDRs, tais quais vender para compradores com diferentes personalidades, controlar seu ego com clientes difíceis e adquirir a mentalidade dos melhores funcionários.

3- Arrase em seus alvos

A melhor maneira de como ser um vendedor de sucesso, para ser notado e promovido, é arrasar em seus alvos.

Entretanto, ao mesmo tempo, não caia na categoria do “olhem para mim” e não deixe o sucesso subir à cabeça.

As vendas são um ótimo nivelador, e você não é um vendedor superior até que você repita seu sucesso. É muito mais poderoso arrasar em seus alvos de forma consistente e permanecer humilde.

E sim – se as pessoas não gostarem de você, você não será promovido.

4- Entenda os canais de comunicação mais eficientes

A maneira mais rápida de se comunicar com um cliente é sempre por telefone. Entretanto, tenha muitas estratégias de comunicação com o cliente  à mão.

Use redes sociais para encontrar razões para telefonar, pesquise sobre seu cliente e, se apropriado, comece uma conversa.

Compreenda que a maneira mais rápida de conseguir uma reunião é através de uma ligação telefônica bem-feita.

Pratique a habilidade de comunicar de forma concisa o valor de sua proposta pelo telefone.

5- Use seu tempo de forma eficiente

Socializar-se é divertido, e fazer fofoca no trabalho também, mas o início de sua carreira é o momento de mostrar seu potencial. Mantenha uma postura profissional e busque estar rodeado de pessoas bem-sucedidas que podem ajudá-lo a superar obstáculos e ensiná-lo a vender.

Use seus finais de semana e noites para se preparar para a semana seguinte e demonstrar seu compromisso com a empresa e com exceder os alvos.

6- Não seja estereotipado de forma negativa

Vendas é uma profissão complexa que demora anos para ser dominada. Se você que saber como ser um vendedor de sucesso, entenda isso desde o começo: não tente forçar o sistema, porque você não quer ser visto como um chato. Seu trabalho é simples: aprender tanto quanto possível, demonstrar potencial, fazer com que gostem e confiem em você, e exceder seus alvos.

7- Estabeleça objetivos não relacionados à receita

O desenvolvimento de vendas é um bom treinamento para sua carreira. É onde você desenvolve sua abordagem pessoal para vender e trabalhar com volumes elevados de contas de baixo valor.

Isto permite que você cometa erros, sem o risco de danificar seu território. A medida que você sobe em termos de experiência, você se recordará desse estágio de sua carreira como o tempo em que você formou habilidades, errou muito, e aprendeu a  lidar com rejeição.

8- Seja melhor que todos os outros

Vendas são um jogo competitivo com vencedores e perdedores. Mesmo que você trabalhe em um ambiente de comissão em grupo, as pessoas que se destacam são as que sobem (ou continuam).

É simples assim. Eu trabalhei em equipes onde todos se amavam e respeitavam, mas a verdade é que a pessoa que gera mais receita é o jogador dominante e tem mais oportunidades. Quer saber como ser um vendedor de sucesso? Seja o melhor!

Incentive seus colegas de equipe e aja com integridade, mas entenda que há mais em ganhar o jogo que apenas atingir o alvo da empresa.

9- Quando as coisas ficarem difíceis, cave mais….

Esse é o momento de afirmar-se e mudar a situação. Má gestão, não progressão, falta de propósito – essas são razões para sair, mas se você sair, entenda porque o papel não funcionou e não cometa os mesmos erros novamente.

Acima de tudo, aproveite a jornada. Ser um SDR é um período áureo. Aproveite este tempo para entender como você responde quando as fichas acabam.

Baixe o Kit Avançado e eleve sua operação de Inside Sales

kit inside sales avançado
Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!