Como fazer uma newsletter SaaS com mais de 50% de abertura

como criar uma newsletter saas

Nas últimas 8 semanas acompanhamos de perto os números da nossa newsletter SaaS na Meetime, e fizemos isso porque ela é a coluna vertebral da nossa estratégia de marketing.

Explicando em detalhes: optamos por fazer posts longos em nosso blog, de conteúdo aprofundado, que motive o leitor a se inscrever em nossa newsletter para receber novos artigos.

E vamos alimentando a base de leitores com mais conteúdo aprofundado até que o interesse em nosso software surja!

Optamos por produzir pouquíssimos e-books e outros materiais, porque acreditamos que uma estratégia baseada na produção contínua de artigos longos pode dar certo para o nosso negócio.

Mas essa estratégia só irá dar certo se os leitores de fato abrirem e clicarem em nossa newsletter SaaS, motivo que nos levou a analisar seus dados (que iremos compartilhar com vocês agora).

Mas antes de se preocupar em como fazer uma newsletter, faça-se o questionamento abaixo:

Será que meu negócio tem que se preocupar em como criar uma newsletter SaaS engajadora?

Responda a seguinte pergunta: meu software é uma aspirina ou uma vitamina para os clientes?

Se ele for uma aspirina, então a newsletter pode não ser tão importante, afinal seu produto é parte vital da operação dos clientes.

Agora, se ele for uma vitamina (nada de errado com isso), a newsletter passa a ser parte fundamental da estratégia de comunicação com leads qualificados que ainda não estão prontos para a compra.

Você faz um primeiro contato, e mesmo que o lead sinta que não precisa da sua vitamina naquela momento para turbinar os resultados, ele continua recebendo materiais que agregam valor através da newsletter, e amadurece durante esse processo.

Antes de prosseguir com nosso dicas de como fazer uma newsletter, que tal ouvir este PodCast sobre prospecção via e-mail com Vinícius Mayrink?

Aumentando a base de assinantes da Newsletter

Triplicamos a base de assinantes da nossa newsletter SaaS em 8 semanas e fizemos isso usando de uma série de estratégias, como:

  • Enviamos nossos melhores posts para influenciadores do mercado SaaS pelo LinkedIn (um a um, manualmente)
  • Implantamos o SumoMe no blog (de forma sutil)
  • Banner fixo em todas as páginas do blog
  • Publicamos alguns posts no LinkedIn Pulse e Medium para distribuir o conteúdo de forma mais agressiva e atrair novos assinantes.

Como fazer uma newsletter

Uma dica quanto ao uso do SumoMe é cuidar para não interromper o cliente repetidas vezes (ou de maneira brusca) durante a interação dele com o site.

Além disso, usar pop-ups gigantescos dos quais o cliente parece não ter escapatória, me lembra o marketing de interrupção, que Seth Godin demonstrou estar com os dias contatos.

Não o ressuscite!

Como fazer uma newsletter

Como fazer uma newsletter SaaS vencedora?

Depois desta introdução sobre nossa experiência no assunto, é hora de te passar uma série de dicas. Mas sempre é bom lembras: elas são válidas tanto para empresas SaaS como outras.

1. Open Rate (taxa de abertura)

O gráfico abaixo mostra a evolução de mercado da taxa de abertura de e-mails, da metade de 2006 até o início de 2013.

A queda vertiginosa na taxa de abertura de e-mails nos primeiros períodos analisados pode ser creditada a popularização do SPAM, onde empresas abusaram do envio de milhões de e-mails para pessoas aleatórias na esperança de conseguir clientes.

Depois disso, políticas AntiSpam começaram a ser implantadas, as pessoas voltaram a confiar nos e-mails que recebiam e hoje a taxa média de abertura de e-mails do mercado é de 32,90%.

Como fazer uma newsletter

Para saber como fazer uma newsletter com taxa de abertura maior que a média do mercado, veja o que fizemos:

Segmentamos nossa base de leads por setor, e deixamos claro no título que aquela newsletter é específica para uma setor (Ex: Newsletter SaaS #10).

Ao verem no título do e-mail que ele contém informações sobre o setor no qual atuam, nossos leitores são impelidos a abrir a mensagem.

Com isso, conseguimos uma taxa de abertura média de 53,60% (63% acima da média do mercado).

Como fazer uma newsletter

2. Click-through Rate (Taxa de Cliques)

Todos os dias pessoas comuns recebem enxurrada de e-mails, e isso só tende a aumentar nos próximos anos.

Como uma riqueza de informação gera uma pobreza de atenção, é seguro afirmar que indivíduos terão cada vez menos tempo para gastar com as informações que você envia, o que explica a tendência mostrada no gráfico sobre a taxa de cliques de campanhas de e-mail marketing.

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Apesar do aumento na taxa de abertura de e-mails mostrar que as mensagens enviadas são relevantes, a diminuição na taxa de cliques deixa claro que elas não possuem tempo suficiente dentro das 24 horas disponíveis todos os dias para gastar com seu conteúdo.

E só existe um segredo de como fazer uma newsletter para melhorar esse indicador: entregar constantemente conteúdos / informações melhores do que a média.

Quando receber um e-mail, seu o cliente tem que saber que, caso não leia a mensagem, se não clicar naqueles links, deixará de adquirir conhecimento importante para continuar crescendo sua empresa.

Você precisa ser um daqueles e-mails que ficam na caixa de entrada do cliente marcados como não lido ou uma daquelas abas que ficam abertas no navegador porque merecem atenção dobrada.

Para atingir esse objetivo, gastamos uma quantidade absurda de tempo criando posts e materiais que sejam inovadores e profundos, que encantem nossa audiência.

Depois de alguns meses fazendo isso, alcançamos uma taxa de cliques média de 17,60%, 309% acima do que a média do mercado (4,30%).

Como fazer uma newsletter

3. Click-to-open Rate (taxa de cliques em e-mails abertos)

Das pessoas que abriram seu e-mail, que porcentagem clicou em um link?

Essa é provavelmente a métrica mais importante a ser acompanhada em sua newsletter. Com o aumento na taxa de abertura e diminuição na taxa de clique que apresentamos anteriormente, é fácil concluir que a taxa de e-mails abertos clicados estaria caindo vertiginosamente.

Isso nada mais é do que a abundância de informação agindo naturalmente e criando uma sociedade onde reina a pobreza de atenção.

Como fazer uma newsletter

E a forma de lutar contra essa tendência é garantir que seu conteúdo relevante esteja sendo recebido pelas pessoas certas.

É trabalhoso, e muitas vezes isso tem que ser feito manualmente, mas não tem como fazer uma newsletter sem este trabalho e, além disso, o resultado é garantido: na Meetime temos hoje uma taxa de cliques em e-mails abertos (média) de 33,45%, 181% acima da média de mercado (11,90%).

Como fazer uma newsletter

O que vale a pena ressaltar é que mesmo triplicando a base de assinantes da newsletter, conseguimos manter altas taxas de abertura e cliques, o que garante a área de marketing que ela está atraindo as pessoas certas até a Meetime.

Busque essa confirmação nos dados que coleta semanalmente / mensalmente!

Última dica: em se tratando de criar uma Newsletter SaaS, esqueça o curto prazo!

Encare a newsletter do seu SaaS como um terreno fértil: não adianta exaurir o solo tentando extrair dele um número gigantesco de grãos em uma única colheita. O segredo é rotacionar as culturas e deixar a terra repousar por algum tempo.

Da mesma forma, não adianta enviar um e-mail todo dia (ou várias vezes na semana) para sua base de leads, pois isso vai exaurir esse ativo e fazer com que ele deixe de gerar vendas no longo prazo.

Nutra a base de assinantes da newsletter do seu SaaS com sabedoria, de forma periódica e com conteúdo altamente relevante e, como recompensa, ela vai gerar clientes por MUITO tempo.

Crie um hábito, e mantenha um padrão de leitura, que seus leitores podem confiar ao longo do tempo.

Tenha a certeza de que você enviará muitas newsletter ao longo do tempo e um padrão ajudará a mantê-las com uma qualidade.

Na Meetime, sempre recomendamos um post e três outros que estamos lendo na internet. Essa é a maneira que escolhemos para que nosso leitor saiba que o primeiro post é algo da Meetime e os outros são artigos de qualidade que gostamos e realmente vamos valor.

Dessa forma produzimos (e nos tornamos referência) em conteúdo de qualidade.

Como fazer uma newsletter

Veja outro exemplo, de Neil Patel, fundador do QuickSprout e KISSmetrics. Ele possui um padrão bem adotado mundialmente, de iniciar o e-mail com um trecho do post, de forma a atrair atenção (e o clique). O importante é manter um padrão de escrita e uma regularidade nos envios dos e-mails, para que seus clientes e leads aguardem aquela comunicação periódica, com conteúdo indispensável de leitura.

Como fazer uma newsletter
Agora que você já sabe como fazer uma newsletter, Conheça o Flow, o módulo de prospecção da Meetime:

Resumo
50% de abertura
Título do Post
50% de abertura
Descrição
Conheça o método que permitiu à Meetime manter mais de 50% de abertura e 17% de cliques na sua newsletter SaaS, mesmo triplicando a audiência.
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