Transborde o carrinho de compras online dos seus clientes

carrinho de compras online

A meta constante de quem está gerenciando um e-commerce é aumentar o tamanho do carrinho de compras online de cada cliente, isto é, maximizar o ticket médio de cada transação.

Sabemos que essa é uma das metas que mais reflete a saúde de uma loja virtual a longo prazo, e abordaremos algumas boas práticas para que isso aconteça.

Como já dissemos no post sobre como fidelizar clientes online, há um dado assustador em pesquisas sobre Customer Retention: conquistar um novo cliente pode custar de 5 a 7 x mais do que manter um atual.

Portanto esse é um tema essencial para a sobrevivência de um negócio virtual a longo prazo.

Escrevemos recentemente um post com dicas de como melhorar a taxa de conversão do e-commerce, assunto que complementa bem este post. Fique à vontade para explorar o conteúdo.

E sem mais demoras, vamos às dicas de como aumentar o tamanho do carrinho de carrinho de compras online do seu cliente.

Carrinho de compras online: quanto mais cheio, melhor!

1. Desenhar um processo f#dástico de compras …

O processo de pagamento (também conhecido como check-out) normalmente é onde se concentram as maiores taxas de abandono, por diversos fatores.

Se você pede muitas informações a respeito de um cliente (CPF, endereço, telefone, etc.) é muito provável que ele desista da compra.

Um fator que influencia muito o processo de compra é a facilidade com que o usuário visualiza e edita a quantidade de itens do carrinho de compras online.

Isso precisa ser ridiculamente visível e simples de ser realizado, e você pode ter certeza: se o usuário precisa trocar de tela para alterar o pedido, e depois não consegue voltar aos produtos que havia visto, a experiência do seu site é ruim e você está perdendo dinheiro. Por isso, saber escolher um bom gateway de pagamento é fundamental.

Existe uma ótima referência que é o processo de check-out da Amazon, com o “One-click buying button”, ou seja, um botão para comprar com um clique. Uma vez logado você somente precisa clicar, uma vez que todos os dados estão gravados (endereço, dados do cartão de crédito, etc.).

Construir um processo de check-out acima da média é vital para que sua taxa de conversão seja alta e seu carrinho de compras online sempre cheio.

Há um ótimo post do Blog ConversionXL, com muitas dicas de um processo de check-out. Vale a pena a leitura!

2. … aumenta as chances de compras por impulso

O processo de compra nos dias de hoje envolve muita pesquisa antes da decisão final. O comportamento usual do consumidor é entrar várias vezes na página do produto, ler as revisões de outros clientes, consultar sites de reclamação, etc., antes de encher seu carrinho de compras online.

Menos de 1% dos consumidores realizam a compra no primeiro acesso, ou seja, há um período de análise e decisão antes da venda.

Se seu processo de compra é fácil, as chances de uma compra por impulso aumentam muito, em uma dessas ocasiões em que seu cliente visita a página do produto.

Imagine o exemplo da Amazon do item acima: com apenas um clique aquele livro que você estava pensando em comprar daqui há um tempo (e visitou a página várias vezes) está a caminho da sua casa, agora mesmo.

Acredite, esse tipo de compra acontece com muita frequência.

3. Fotos inesquecíveis dos seus produtos

A imagem do produto é a única referência que o consumidor possui sobre a qualidade do produto.

Qualidade percebida é um dos atributos mais importantes que a área de Design de Produto leva em conta numa indústria. Perceba como a Apple faz, de maneira impecável, o encaixe e a sobreposição das peças que compõem seus produtos.

Há o exemplo da AirBnb, que passou a utilizar fotos profissionais dos imóveis disponíveis no site, ao invés das fotos fornecidas pelos proprietários.

A empresa viu decolar o número de noites alugadas, a métrica mais importante e que reflete a saúde do negócio. O processo de implantação foi em regime experimental, mas dado o sucesso foi replicado rapidamente.

Fica evidente na foto abaixo a diferença na qualidade percebida do imóvel:

air bnb

4. Recomendação ativa e personalizada

Os maiores e-commerces do Brasil adotam uma prática muito efetiva para aumentar o carrinho de compra online dos seus clientes: eles possuem sistemas de recomendação de produtos, que monitoram o IP do usuário e o histórico de produtos visitados, oferecendo produtos similares numa seção “Você também pode gostar disso”.

Estes sistemas também possuem a característica de identificar seu CPF, caso você compre numa loja física, e uma vez logado no site também oferecerem produtos semelhantes ao que você comprou, apenas cruzando seus dados cadastrais.

Essa é uma inteligência que gera milhões de reais a mais para as empresas que investem nessa solução.

A empresa catarinense Chaordic trabalha diretamente com esse tipo de sistema e pode oferecer uma alternativa à sua empresa.

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Resumo
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Transborde o carrinho de compras online dos seus clientes
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Se você tem um e-commerce saiba que o tamanho do carrinho de compras online do seu cliente é a saúde do seu negócio! Saiba como aumentá-lo!
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