Inovação e empreendedorismo para o futuro

inovação e empreendedorismo

Esse é um dos primeiros posts do ano, e por isso escolhemos abordar o tema inovação e empreendedorismo. Optamos por esse tema por acreditar que inovação gera diferenciação, e diferenciação é a melhor forma para criar negócios lucrativos e duradouros. Como o objetivo de todo empreendedor é criar e crescer negócios que prosperem por muitos anos, tenho certeza que essa é uma ótima leitura pra se iniciar um ano como este.

Para onde a inovação e empreendedorismo estão indo?

Escrevemos recentemente em um post: “se você não está um passo à frente da concorrência, é porque está atrás dela”. Não tente inovar copiando a concorrência, pois por definição, isso não é inovação.

Inovar é quebrar barreiras, gerar valor com modelos de negócios disruptivos (como o sistema de compras coletivas fez) e que mudem a dinâmica de algum mercado, gerando benefícios para à empresa e para os seus clientes. É o que estamos perseguindo ao trazer para o Brasil uma ferramenta completa de Inside Sales 🙂

Mesmo sabendo disso muitas empresas acabam um determinado ano olhando para o mercado, vendo boas práticas, planejando sua implantação no próximo ano com o objetivo de inovar. Basta ver o resultado em vendas em janeiro: há um pico de vendas, pois seus clientes querem mudar processos e faturar mais (ou reduzir custos).

dilema inovacaoUm dos livros que mais gostamos é sem dúvida O Dilema da Inovação, de Clayton M. Christensen, onde já no Prefácio o autor descreve o que acredita ser uma inovação de ruptura:

“Uma inovação de ruptura é aquela que transforma um produto que historicamente era tão caro e complexo que só uma pequena parte da população podia ter e usar, em algo que é tão acessível e simples que uma parcela bem maior da população agora pode ter e usar. Em geral, isso cria um novo mercado.”

Recomendamos fortemente a leitura deste livro para que você entenda com mais profundidade como se relacionam inovação e empreendedorismo. O link está na figura, você pode clicar nela e comprar o livro.

Agora vamos as formas práticas através das quais sua empresa pode encontrar caminhos de inovação no próximo ano.

Qual o problema do meu segmento de clientes ninguém está resolvendo?

Essa é uma ótima forma de pensar em inovações por 2 motivos:

1) Se existe um problema real de boa parte do seu segmento de clientes, e que hoje nenhum player consegue resolver, existe uma boa chance desse problema ser complexo. Logo, achar uma solução para ele será uma inovação que dará uma vantagem competitiva à sua empresa.

2) Se você encontrar uma solução para um grande problema de seus clientes atuais, existe uma alta probabilidade deles estarem dispostos a pagar mais para você por ela. Vender para clientes recorrentes é mais fácil que vender para novos clientes, pois já existe uma relação de confiança criada. Essa é uma boa forma de inovar e aumentar o faturamento nos próximos anos.

Como imagino que será meu mercado em 20 anos?

Esse exercício é mais complexo, exige reflexão, pesquisa e grande conhecimento do mercado, sem contar alguns visionários que tenham a capacidade para visualizar tendências futuras, e a ousadia para fazer os investimentos necessários em algo que só irá se pagar no longuíssimo prazo.

Nesse ponto irei compartilhar a história de meu tio, que possui uma tinturaria na cidade de Brusque. Por volta de 1999 ele percebeu que no futuro, tinturarias que tivessem um sistema de tratamento de resíduos do processo de tingimento (que são muitos e altamente tóxicos) de ponta teriam uma vantagem competitiva no mercado. O investimento era muito alto, e não gerava um diferencial ou aumentava o faturamento no curto prazo, motivo pelo qual outras tinturarias não investiam nessa tecnologia.

Para se diferenciar, meu tio realizou o investimento e criou um dos sistemas de tratamento de resíduos de tingimento referência no Brasil. Alguns anos depois, o Brasil começou a chamar atenção de grandes players mundiais do mercado têxtil, que queriam iniciar uma operação em solo nacional. Porém, essas empresas tinham políticas rígidas para tratamento de resíduos, e quem quisesse fazer negócio com elas teria que encontrar uma tinturaria que obedecesse suas regras. BINGO!

O investimento inicial se pagou muitas vezes pois ele era umas das únicas tinturarias no país que se adequavam as normas exigidas. Quando a concorrência foi tentar se adequar, estavam 10 anos atrasadas. A sorte sorri para quem está preparado.

Converse com um expert em inovação!

Se você tem uma grande organização que precisa de ajuda para criar processos de inovação contínua orientados para o resultado, busque um expert no assunto e compartilhe suas dúvidas com ele. Isso pode economizar muito tempo à empresa e ainda garantir que as inovações criadas realmente irão gerar valor à companhia e clientes.

A conversa com experts nos ajudou a entender uma tendência aconteceu nos EUA e aconteceria novamente no Brasil: 5 anos depois de uma ferramenta de Inbound Marketing nascer (no caso a HubSpot em 2006), surge naturalmente a demanda por um software de Inside Sales. É natural, pois as empresas começam a gerar leads e precisam (demandam) tecnologia para Inside Sales. Nessa onda nasceu a InsideSales.com nos EUA (em 2011). Percebemos essa tendência no Brasil e nos aproveitamos da onda para surfa-la o quanto antes.

Em qual importante verdade pouquíssimas pessoas concordam com você?

Esse é um questionamento que Peter Thiel, fundador do PayPal, faz aos empreendedores que buscam investimento com ele. Se você tem uma boa resposta para essa pergunta, já encontrou seu caminho para à inovação, basta seguir ele com convicção.

Um exemplo disso foi Henry Ford. Ele sabia que o automóvel seria o meio de transporte das massas no futuro, enquanto as outras pessoas acreditavam que era apenas um brinquedo para pessoas ricas. Ele prosseguiu acreditando em sua verdade, e colheu os frutos quando ela se mostrou correta.

Como empreender no futuro (próximo)?

Quer a fórmula para criar um empreendimento de sucesso nos próximos anos? Trabalhe 14 horas por dia nas coisas certas. Como Tiger Woods disse:

Eu tive sorte, mas só depois que comecei a treinar 10 horas por dia.” – Tiger Woods

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Esperava algo mais elaborado? Uma fórmula mágica que trouxesse resultados com pouco esforço? Isso não existe, e pessoas muito mais espertas do que eu, como Einstein, já afirmaram o mesmo.

Se você realmente quer se destacar da multidão e ter sucesso nos próximos anos, esteja preparado para arregaçar as mangas e trabalhar muito mais horas por dia que a média das pessoas. E trabalhe nas coisas certas, problemas pelos quais você se interessa e que os outros não estão trabalhando realmente duro para resolver. Problemas cujas soluções sejam valiosas para alguém.

Faça isso e ninguém irá segurar sua empresa! Conte conosco para percorrer esse caminho até suas vendas!

Comece a fazer Inside Sales com a planilha

Resumo
Inovação e empreendedorismo para o futuro
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Inovação e empreendedorismo para o futuro
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Confira as tendências em Inovação e Empreendedorismo, como entender seu mercado nos próximos 20 anos e as dicas para inovar constantemente.
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