O que estudar para ser um especialista em sua área de atuação

especialista

Quem nunca sonhou, no começo de sua vida acadêmica, em fazer um doutorado e se tornar referência, um especialista, em determinado assunto? Posso dizer que essa era minha ideia quando iniciei o curso de engenharia.

Um de meus tios que era doutor em engenharia mecânica, tendo se especializado na área de usinagem, e tudo me levava a crer que esse era um ótimo caminho a seguir. Mal sabia eu que, para chegar lá, são necessárias horas e mais horas pesquisando e escrevendo artigos dentro de normas rígidas e burocráticas. A grande maioria das pessoas (e me incluo nesse grupo) simplesmente não tem paciência para isso.

Mas isso não quer dizer que depois da universidade você não possa continuar seus estudos e se tornar um especialista em um tópico do seu interesse. A seguir vamos listar alguns caminhos para quem deseja se aprofundar em um assunto, junto com experts que trilharam esse caminho e podem te ajudar a definir se essa é a melhor saída para você!

MBA

MBA é uma sigla que significa Master in Business Administration. É uma especialização para executivos envolvendo diversas matérias de administração, como finanças, marketing e recursos humanos, entre outras.

Entrar em alguns dos melhores MBA’s do mundo (a grande maioria está no Estados Unidos) é uma tarefa muito difícil. O candidato tem que mostrar um ótimo histórico na graduação universitária, fluência no inglês, tem que tirar uma boa nota no teste de GMAT e ter no mínimo 3 anos de experiência profissional relevante. E mesmo ter todos esses critérios satisfeitos pode não ser o suficiente. O candidato deve se destacar dos demais.

No Brasil existe a profissão de coaching especialista em ajudar pessoas que desejam entrar em algum dos melhores MBA’s o mundo, como Ricardo Betti, autor do livro Vale a Pena.

MESTRADO

O Mestrado tem como objetivo iniciar um aluno que já possui um curso de graduação na pesquisa científica. Ele terá disciplinas avançadas dentro da área em que decidiu iniciar seu mestrado, ao mesmo tempo que irá realizar buscas bibliográficas dentro do tema em que irá escrever textos científicos. No final do mestrado deve ser apresentada uma dissertação de mestrado, produto principal dessa especialização.

DOUTORADO

O Doutorado é um passo além do mestrado (geralmente leva 4 anos para ser completado), onde o doutorando irá se especializar em tudo que já foi publicado cientificamente dentro da sua área de estudo, ter matérias avançadas sobre o tema e passar por estágios de docência, onde dará aulas (normalmente para alunos de graduação). O produto final do doutorado é uma tese, um trabalho original que agregue algo novo aquela área de estudo.

Veja aqui um ótimo post visual sobre o que é um doutorado!

CURSOS NO EXTERIOR

As maiores universidade do mundo, como Harvard e Oxford, possuem diversos cursos dentro de um programa chamado Educação Executiva. Esses cursos são específicos para executivos que já possuem experiência profissional relevante, e que desejam expandir seu conhecimento em determinada área e fazer networking com pessoas de todo o mundo, porém sem se dedicar em tempo integral como um MBA exige.

O cursos duram em média uma semana, e abrangem áreas como finanças, mercado on-line, negociação, mediação de conflitos entre outras.

O que é realmente importante é que deve se manter em mente é o seguinte: nunca pare de estudar e aprender. Estamos na era do conhecimento, e nessa época quem detém mais conhecimento se sobressai.

Veja também nosso webinar sobre Marketing de Conteúdo para escalar Vendas:

Resumo
O que estudar para ser um especialista em sua área de atuação
Título do Post
O que estudar para ser um especialista em sua área de atuação
Descrição
Você quer ser um especialista no que você faz? Siga nossas dicas e conheça diferentes caminhos para chegar lá o mais rápido possível
Autor

Você pode gostar também de...