Dicas de empreendedorismo de um empreendedor

dicas de empreendedorismo

Nos últimos 6 anos tive a oportunidade de trabalhar em 6 empresas diferentes, três das quais fui um dos fundadores. Em cada uma dessas experiências aprendi muitas coisas, mas sempre houve uma lição principal que pude tirar, algo que me fazia pensar: essa é a diferença entre empresas de sucesso e outras que morrem na praia”.”

Abaixo compartilho com vocês essas 6 dicas de empreendedorismo, na esperança que você evite erros comuns a várias empresas e aumente suas chances de sucesso:

1) Alta rotatividade = resultados inconstantes

Se sua empresa tem uma alta rotativa de funcionários, é improvável que tenha resultados positivos e constantes. Um negócio depende fortemente das pessoas envolvidas nele, e isso é especialmente verdadeiro para cargos diretivos e de liderança.

Existe uma curva de aprendizagem pela qual novos funcionários passam antes de começar a entregar resultados consistentes. Se esses funcionários começam a abandonar o barco, e você tem que se preocupar todo o momento em ensinar novos contratados, seu barco tem grandes probabilidades de afundar.

Algumas empresas, como o McDonald’s, conseguem ter uma rotatividade grande em funções operacionais porque possuem processos bem desenvolvidos, que fazem grande parte do trabalho e precisam apenas de uma “mãozinha” para funcionar.

Esse não é o caso da maioria das empresas, então tenha planos de carreira bem definidos que mostrem aos seus funcionários que eles têm um futuro nesse negócio. Esta é uma das dicas de empreendedorismo mais preciosas. Mostre que eles estarão perdendo muito se abandonarem o barco.

2) Não comece muito grande

Quando se lança um novo produto é difícil prever como o mercado vai reagir a ele (isso é especialmente verdadeiro para empresas de base tecnológica). Logo, investir pesado em uma empresa que não sabe exatamente como as vendas irão se desenrolar nos primeiros anos é extremamente arriscado.

Se esse é o seu caso, não faça um estoque gigante e contrate diversos funcionários logo no início. Comece enxuto, com o mínimo de investimento o possível, e vá crescendo junto com suas vendas. Histórias de empresas que tiveram um crescimento absurdo depois do lançamento são lindas no papel, mas raras na realidade.

Se você possui uma empresa que trabalha em um mercado onde não há dados históricos a respeito de margem de lucro, custos de operação e faturamento o risco é ainda maior. O ideal, assim como validar se há mercado para sua solução, é começar sua equipe ainda mais enxuta.

Dicas de empreendedorismo como essa são importantíssimas na concepção de uma empresa nascente.

3) Espelhar-se na concorrência já é ficar para trás

Quando uma empresa busca inspiração para inovar na concorrência, é porque já está atrás na corrida para ganhar mercado. Além disso, não é porque uma ação deu certo para alguns players no mercado que servirá para todos.

Converse com seus clientes, entenda em profundidade o que eles buscam de você e porque usam seu produto, e tire insights disso para inovar. Crie uma experiência incrível para seus clientes e perceba seus concorrentes tentando imitar você.

4) Não se engane com feedbacks positivos

“Que ideia fantástica, isso vai dar muito certo”. Eu não ficaria rico se tivesse ganho R$ 1,00 para cada vez que ouvi isso sobre minha primeira empresa, mas ela teria feito mais dinheiro do que fez em 2 anos. Feedbacks de pessoas próximas e que não são seu público-alvo tem pouco a agregar ao seu negócio. Acreditar no seu negócio é essencial, mas iludir-se é muito fácil.

No final das contas, existe apenas um feedback que importa: os clientes estão tirando o dinheiro da carteira deles e colocando no seu bolso? Se a resposta for sim, seu negócio está no caminho certo.

5) Refine seu produto / serviço (baseado em dados)

Existe uma frase que gosto muito: 1% melhor todo dia. E a mensagem é bastante clara: refinar o produto da sua empresa é a melhor maneira de manter sua base de clientes feliz, e manter seus clientes satisfeitos é a melhor estratégia de marketing.

Agora não confunda refinar um produto com adicionar funcionalidades intermináveis que nunca serão usadas pelo cliente. Na verdade, refinar um produto as vezes significa deixa-lo mais simples, com menos opções para confundir quem irá usá-lo. O importante aqui é verificar o que fará com que os clientes tenham uma melhor experiência ao usar o produto. Descubra isso e foque toda sua energia em melhorar esse fator.

6) Seja radicalmente memorável

Em um mercado onde existem mais opções de produtos do que pessoas dispostas a compra-los, a única forma de se destacar e ganhar mercado é sendo radicalmente memorável.

Seu marketing tem que ser único, colocar você na cabeça dos potenciais clientes. O serviço que você presta deve ser infinitamente melhor que os outros, e caso algo der errado, seu suporte ao cliente deve ser mais rápido do que a luz.

Ser radicalmente memorável é a chave para se destacar e a maneira mais rápida para criar uma empresa de sucesso!

A PRINCIPAL DAS DICAS DE EMPREENDEDORISMO:

Leia. Leia absurdamente mais do que qualquer outra pessoa que você conhece, e depois coloque o que aprender em prática. O conhecimento abre portas no mundo dos negócios, e inevitavelmente pode ajudar sua empresa a superar os desafios que sem dúvida irão se colocar entre ela e o sucesso.

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